MOVIMENTO SINDICAL DA EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL E A POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS DOCENTES/SYNDICAL MOVEMENT IN THE EDUCATION OF MATO GROSSO DO SUL AND THE TEACHER’S APPRECIATION POLITICS

Autores

  • Onivan de Lima Correa PPGE-UCDB
  • Celeida Maria Costa de Souza e Silva PPGE-UCDB

Palavras-chave:

Movimento Sindical, Políticas educacionais, Valorização Docente.

Resumo

A pauta da valorização dos docentes está na agenda e para que avance o movimento sindical é fundamental, pois a organização dos trabalhadores, pois contribui para que os professores, as entidades sindicais e o governo possam apresentar novas propostas para implantação de políticas públicas para a valorização desses profissionais. O Estado Democrático de Direito é aquele que reconhece explícita e concretamente a soberania da lei e do regime representativo. Nesse processo os Movimentos sociais e sindicais são espaços essenciais para que a sociedade possa lutar e cobrar dos governantes uma política de valorização. A política de valorização é um campo de disputa e que o movimento sindical precisa estar atento e atuar em defesa dos trabalhadores em educação. Nesse processo o embate e disputa hegemônica é constante. O presente trabalho é um recorte da pesquisa de doutorado em andamento. Tem-se como objetivo neste texto apresentar de que forma os Movimentos Sociais tem contribuindo com a pauta das políticas educacionais, tendo como recorto da pesquisa, a política de valorização docente. Adota-se como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e a documental, além de entrevistas baseadas em questões semiestruturadas. Diante do estudado realizado, até o momento, fica evidente a atuação da FETEMS para garantir a materialização das políticas de valorização docente da rede estadual de MS e que acaba interferindo nas carreiras das redes municipais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo, 1999.

BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2001.

BRASIL. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Brasília, DF, 2008. Acessado em: 02/10/2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm

CURY, Carlos Roberto Jamil. Sentido da educação na Constituição Federal de 1988. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 29, n.2, p.195-206, mai-ago. 2013.

DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação: o epicentro das políticas de estado para a educação brasileira. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária/ANPAE, 2017.

FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. Em tempos de valorização dos profissionais da educação. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. N° 16 | julho-dezembro de 2014 | PP. 47–58, Paraná-Brasil. Disponível em: Disponível em: http://www.jpe.ufpr.br/n16_5.pdf

FETEMS, História da FETEMS. Disponível em: http://www.fetems.org.br/Institucional/bandeira/menu:2/submenu:1/. Acessado em: 11 de maio 2018.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Educação. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2012. ( Coleção questões da nossa época; v.37).

LEÃO, Roberto Franklin. CNTE: Concepções e políticas para a educação básica. In: Políticas e gestão da educação básica: concepções e proposições da CNTE. Brasília. Confederação dos Trabalhadores em Educação, Escola de Formação, 2013.

SILVA, Marcelo Soares Pereira da. Políticas de Formação e valorização dos profissionais da Educação Básica em questão: contradições e inquietações. In: MARTINS, Angela Maria. et al. Políticas e Gestão da Educação: desafios em tempos de mudanças. Campinas, SP: Autores Associados, 2013, p.165-198.

Downloads

Publicado

20/12/2020

Edição

Seção

Artigos