MOVIMENTO SINDICAL DA EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL E A POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS DOCENTES/SYNDICAL MOVEMENT IN THE EDUCATION OF MATO GROSSO DO SUL AND THE TEACHER’S APPRECIATION POLITICS
Palavras-chave:
Movimento Sindical, Políticas educacionais, Valorização Docente.Resumo
A pauta da valorização dos docentes está na agenda e para que avance o movimento sindical é fundamental, pois a organização dos trabalhadores, pois contribui para que os professores, as entidades sindicais e o governo possam apresentar novas propostas para implantação de políticas públicas para a valorização desses profissionais. O Estado Democrático de Direito é aquele que reconhece explícita e concretamente a soberania da lei e do regime representativo. Nesse processo os Movimentos sociais e sindicais são espaços essenciais para que a sociedade possa lutar e cobrar dos governantes uma política de valorização. A política de valorização é um campo de disputa e que o movimento sindical precisa estar atento e atuar em defesa dos trabalhadores em educação. Nesse processo o embate e disputa hegemônica é constante. O presente trabalho é um recorte da pesquisa de doutorado em andamento. Tem-se como objetivo neste texto apresentar de que forma os Movimentos Sociais tem contribuindo com a pauta das políticas educacionais, tendo como recorto da pesquisa, a política de valorização docente. Adota-se como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e a documental, além de entrevistas baseadas em questões semiestruturadas. Diante do estudado realizado, até o momento, fica evidente a atuação da FETEMS para garantir a materialização das políticas de valorização docente da rede estadual de MS e que acaba interferindo nas carreiras das redes municipais.
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