AVANÇOS E CONTRIBUIÇÕES EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM CAMPO GRANDE – MS/EDUCATIONAL ADVANCES AND CONTRIBUTIONS IN THE PROCESS OF IMPLEMENTING THE MORE LITERACY PROGRAM IN CAMPO GRANDE-MS
Palavras-chave:
Políticas Públicas Educacionais, Alfabetização, PMALFA.Resumo
O Programa Mais Alfabetização (PMALFA), criado pelo Ministério da Educação (MEC) visa financiar um reforço no processo de alfabetização para alunos dos primeiros anos do ensino fundamental da rede pública. Esta pesquisa visa responder como a implementação do PMALFA contribuiu para a alfabetização dos alunos de uma escola da rede municipal de ensino de Campo Grande - MS. Assim, foi traçado como objetivo geral: analisar a implementação e as contribuições do Programa Mais Alfabetização, no processo de alfabetização de alunos do 1° e 2° anos do ensino fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS. É pesquisa do tipo bibliográfica documental e de campo com abordagem qualitativa. Com o objetivo de analisar a implementação e as contribuições do Programa Mais Alfabetização no processo de alfabetização de alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas assistentes de alfabetização e uma coordenadora que participaram da execução do programa. Os dados coletados foram analisados a partir dos pressupostos de Dourado (2007) e Soares (1998, 2003). Os resultados indicam que na escola onde foi feita a pesquisa, o PMALFA contribuiu para o processo de alfabetização dos alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem, promovendo uma redução do índice de reprovação.
Referências
AZENHA, M. D. Construtivismo. São Paulo, 7ed. São Paulo: Ática, 2004.
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de educação básica; Diretoria de Currículos e Educação Integral; Coordenação Geral de Ensino Fundamental. Programa Mais Alfabetização. 2018.
BRASIL. Portaria Nº 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial da União, 5 jul. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores: Termo de Cooperação Técnica: MEC/SEF, 2000.
DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 921-946, 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br . acesso em 18 de novembro de 2019.
FERREIRO, E. Reflexões Sobre Alfabetização. São Paulo, 24ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FERREIRO, E. Com Todas as Letras. São Paulo, 17ed. São Paulo: Cortez 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Como elaborar projetas de pesquisa. -4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
MORTATTI, M. do R. L.; FRADE, I. Cristina A. da S. (org.). Alfabetização e Seus Sentidos: o Que Sabemos, Fazemos e Queremos? Oficina Universitária; São Paulo: Editora Unesp, 2014. 352p.
ROMANELLI, O. de O. História da educação no Brasil: (1930-1973). 33º Ed. Petrópolis-RJ; Vozes, 2008.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 7 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, M. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Trabalho apresentado na 26° Reunião Anual da ANPED, Minas Gerais, 2003.
SOARES, M. Alfabetização e Letramento. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
SOARES, M. I. B. Alfabetização Linguística: da teoria à prática. Belo Horizonte: Dimensão, 2010.
SOARES, Magda. Entrevista sobre como mediar o processo de aprendizagem da língua escrita. Plataforma do letramento: Minas Gerais, 30 de outubro de 2013. Disponível em: Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista-entrevista-detalhe/393/magda-soares-discute-como-mediar-o-processo-de-aprendizagem-da-lingua-escrita.html . Acesso em: 20 novembro 2019.
TEBEROSKY, A.; TOLCHINSKY, L. Além da Alfabetização. São Paulo: Ática, 2003.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. Tradução Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.
WEISZ, T. Alfabetização e políticas públicas: o desafio do fracasso escolar. Em: Esmeralda matute. (Org.). Alfabetização e Desenvolvimento: três perspectivas para o seu estudo. 1ed. Guadalajara, México: Editorial CUCSH-UdeG, 2002.
ENTREVISTAS
ENTREVISTA. Coordenadora A. Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS. Entrevista realizada em 25 de outubro de 2019.
ENTREVISTA. Assistente A. Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS. Entrevista realizada em 24 de outubro de 2019.
ENTREVISTA. Assistente B. Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS. Entrevista realizada em 23 de outubro de 2019
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam com o seguinte:
1. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são a única parte responsável pelo conteúdo dos artigos publicados; o artigo publicado está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons que permite o compartilhamento da publicação, desde que haja reconhecimento de autoria e publicação pela Revista Instrumento Crítico.
b. Os autores devem buscar permissão prévia do periódico para publicar seus artigos como capítulos de livros. Tais publicações devem reconhecer a primeira publicação pela Revista Instrumento Crítico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites de autores) a qualquer momento durante ou após o processo editorial pela Revista Instrumento Crítico.