O ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL DO ESTADO DE MATO GROS-SO DO SUL/INTEGRATED HIGH SCHOOL AND LOCAL AND RE-GIONAL DEVELOPMENT IN THE STATE OF MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Elizabete Paniagua Benites UCDB

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Educação Profissional Técnica, Desenvolvimento local e regional.

Resumo

O presente artigo e um recorte da dissertação de Mestrado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) defendida no ano de 2018 e tem o objetivo trazer algumas informações de como as políticas públicas do Ensino Médio Integrado (EMI) foram implantadas na Rede Estadual de Ensino (REE) no Estado de Mato Grosso do Sul (MS). O recorte se dá no período de 2009 a 2015 e espera-se que por meio desse simpósio temático possamos refletir em relação aos processos que ocorrem políticas educacionais, para isso inicialmente traremos um breve relato da divisão territorial do estado e as mesorregiões, e a sua relação com a educação profissional técnica distribuídos por meio das microrregiões, bem como os critérios utilizados para a efetivação do cursos técnicos. A metodologia utilizada na realização da pesquisa foi a bibliográfica e a documental alicerçada no Decreto Federal nº 5.154/2004, e o de nº 6.302 /2007 e as Deliberação do Conselho Estadual de Educação (CEE) de MS. Os resultados da pesquisa indicam que no Estado de (MS), os cursos técnicos são efetivados após ser realizado um diagnóstico da economia local, observando cinco critérios fundamentais para saber se será viável implantar o curso em determinada microrregião ou não.

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Publicado

20/12/2020

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Seção

Artigos