https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/issue/feed Instrumento Crítico – Revista de Estudos da Linguagem 2021-04-16T20:20:58-04:00 Patrícia Goulart Tondineli instrumentocritico.unir@gmail.com Open Journal Systems <p>ISSN 1413-912X</p> https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6292 Editorial 2021-04-16T17:50:46-04:00 Juçara Zanoni do Nascimento jzanoni@unir.br Rômulo Giácome de Oliveira Fernandes jzanoni@unir.br 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Juçara Zanoni do Nascimento, Rômulo Giácome de Oliveira Fernandes https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6318 O PROCESSO DE LETRAMENTO CRÍTICO NO ENSINO MÉDIO/THE CRITICAL LITERACY PROCESS IN HIGH SCHOOL 2021-04-16T17:50:46-04:00 Janine Felix da Silva janine@unir.br Maysa Calle Nunes nunesmaysa@hotmail.com Sabrina Emily G. Aguiar sabrinaemily258@gmail.com Esta pesquisa foi desenvolvida com base em discussões sobre as práticas de ensino relacionadas à leitura, interpretação e produção textual atreladas ao processo letramento crítico no ensino médio. Dessa forma, buscamos base no método dedutivo, com abordagem qualitativa, seguido de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, de cunho qualitativo, para o desenvolvimento desta investigação. Assim, objetivamos demonstrar a possibilidade do processo de letramento crítico a partir da utilização do gênero textual Charge. Como base teórica nos orientamos nos estudos de Kleiman (2010), Soares (2009), Coradim (2008), entre outros. Percebemos, após finalizar essa pesquisa, que é possível realizar o letramento crítico a partir do trabalho em sala de aula com os gêneros textuais, especificamente, com a charge, pois esse tipo de texto contém como característica principal uma imagem que, normalmente, está associada a um determinado contexto seja ele político, histórico, cultural, econômico, social, entre outros. Assim, acreditamos que a charge contribui no desenvolvimento do letramento crítico, pois trabalha: a) com a leitura, em um sentido amplo, entendendo aqui que se lê imagens assim como textos escritos (SANTAELLA, 2012); b) com a interpretação, ao ativar o entendimento da imagem a partir da relação com o contexto que ela ocupa; e c) com a produção textual, ao servir de (pré) texto para produção de outros textos relacionados à imagem lida. 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Janine Felix da Silva, Maysa Calle Nunes, Sabrina Emily G. Aguiar https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6319 CULTURA, IDENTIDADE E MEMÓRIA: A INDISSOCIABILIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA/CULTURE, IDENTITY AND MEMORY: THE INSEPARABILITY IN THE FOREIGN LANGUAGE TEACHING-LEARNING PROCESS 2021-04-16T17:50:46-04:00 Vera Lúcia Conceição da Silva vera.lucia@unir.br <p>Pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras defendem uma visão de linguagem carregada de aspectos identitários, de valores culturais e traços de memórias. Há importantes discussões sobre a indissociabilidade desse tripé no processo de aquisição de uma língua estrangeira. Deste modo, a partir de uma revisão bibliográfica, pretende-se, neste trabalho, abordar a questão dessa relação indissolúvel e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem de línguas na contemporaneidade. Para tanto, traçamos um diálogo reflexivo com teóricos como Canclini (1998), Laraia (2004), Cuche (1999) e Bruner (1990; 1997; 2001), que discutem a cultura, Hall (2001) e Rajagopalan (2003), que permeiam suas discussões acerca da identidade e Halbwachs (2006) e Pollak (1992; 2004) sobre a memória. Com este estudo, percebeu-se que a cultura é a grande responsável por fazer com que o educando tome atitudes baseadas em sua forma de compreender a vida. No entanto, se a relação entre língua e cultura pressupõe que o uso da linguagem é compartilhado socialmente por um grupo e isso não ocorre em fatos isolados, mas no cotidiano da prática linguística, deve-se desenvolver a competência intercultural do educando sem impor o domínio da outra cultura, caso contrário, estaria induzindo o estudante, em detrimento da cultura estrangeira alvo, a negar a sua. De igual modo, deve o educador refletir sobre o processo intelectual de mudança do conceito de identidade fixa para mais plural, uma vez que ela se relaciona com a memória na medida em que as identidades se constituem como uma herança de significados, ligados à constituição de uma memória e de um discurso que legitime a ideia de pertencimento.<strong></strong></p> 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Vera Lúcia Conceição da Silva https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6330 LIVES INTERNACIONAIS: PRÁTICAS DE SPEAKING NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA NO 7º E 8º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL/INTERNATIONAL CLASSES: SPEAKING PRACTICES IN LEARNING ENGLISH IN THE 7TH AND 8TH YEARS OF JUNIOR HIGH SCHOOL 2021-04-16T17:50:47-04:00 Lara Rosana Neres Diniz larandiniz@gmail.com Caio Cezar Souza prof.caiosouza@gmail.com <span style="font-size: 12pt; font-family: Times, serif;"> <span>Diante do cenário pandêmico do Covid-19, as plataformas digitais contribuíram não somente para o andamento do ensino remoto nas escolas, mas também para a interação e inovação no ensino da Língua Inglesa. Assim, apresentamos os resultados de atividades práticas desenvolvidas por professores de Língua Inglesa da Escola Daniel Berg, em Cacoal-RO, com o objetivo de motivar os alunos e inovar no aprendizado e prática do idioma em questão. Entre os meses de junho e agosto de 2020, através de videoconferências pela plataforma +GoogleMeet, foram realizados encontros com professores nativos americanos com a finalidade da prática de <em>Speaking</em> – habilidade de suma importância no aprendizado do idioma. Tal proposta possibilitou aos alunos a oportunidade de porem em prática a aplicação de estruturas e temas estudados nos materiais didáticos – além de promover um “intercâmbio cultural” e trocas de experiências sobre linguagem, costumes, hábitos, etc. Utilizando a ferramenta de formulários do +Google, pudemos verificar a eficácia de aprendizagem e interação de 127 alunos do 7º e 8º Anos do Ensino Fundamental II. Ao relatarem suas experiências, 92% avaliaram como excelente as atividades para a prática de <em>Speaking.</em> A dedicação pessoal nos estudos de língua inglesa tem grande relevância, porém, apenas 56% dos alunos relataram estudar o idioma além das horas previstas nos cronogramas semanais. Esse resultado refletiu diretamente no aproveitamento individual das atividades propostas. A presença de alunos nas <em>lives</em> internacionais também foram superiores em comparação aos encontros regulares para aulas remotas. Assim, a interação com falantes nativos da língua inglesa manifestou um papel atrativo e estimulante para a dedicação dos alunos no ano letivo de 2020. As <em>lives</em> internacionais permitiram, desta forma, a aproximação do conteúdo estudado à realidade dos alunos, possibilitando novas perspectivas de aplicabilidade ao ensino de Língua Inglesa que certamente perpassam os limites físicos da sala de aula. </span></span> 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Lara Rosana Neres Diniz, Caio Cezar Souza https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6320 FERRAMENTAS DIGITAIS: UM SIMULACRO DE ATIVIDADE PRESENCIAL NA INTERAÇÃO PROFESSOR-ESTUDANTE EM TEMPOS DE PANDEMIA/DIGITAL TOOLS: A SIMULATION OF FACE-TO-FACE ACTIVITY IN TEACHER-STUDENT INTERACTION IN PANDEMIC PERIODS 2021-04-16T17:50:47-04:00 Juçara Zanoni do Nascimento jzanoni@unir.br Edna Pagliari Brun edinapbrun@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo descrever e analisar as maneiras como uma professora formadora utilizou ferramentas digitais da suíte de aplicativos <em>Google for Education</em> (<em>Google Meet</em> e <em>Google Classroom</em>) em uma ação de extensão (minicurso) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR/DAELL), intitulada <em>O gênero discursivo resumo na universidade</em>. A ação realizada em contexto de ensino remoto de emergência, em contexto pandêmico, visou a atender acadêmicos do primeiro ano de cursos de graduação e pessoas concluintes do Ensino Médio, que ainda não haviam ingressado na universidade, mas se interessavam em aprimorar e consolidar conhecimentos acerca do gênero resumo informativo, objeto do minicurso. No trabalho em pauta, foram analisados dois módulos da sequência didática desenvolvida pela professora, referentes a duas produções textuais realizadas por um dos participantes da ação de extensão. No decorrer do minicurso, foram trabalhadas as noções de linguagem, língua, gênero discursivo, compreensão e produção textual. A partir das reflexões bakhtinianas sobre dialogismo e linguagem, a fundamentação teórico-metodológica apoiou-se nos estudos sobre gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003), e sobre sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004). Os primeiros resultados apontaram que, mesmo não alternando atividades em espaços físicos presenciais e virtuais a distância, ferramentas do <em>Google for Education</em> podem favorecer a instauração de contextos de inovação sustentada, como os apresentados em modalidades de ensino híbrido (CHRISTENSEN; HORN; STAKER, 2013), revelando, entre outros, um possível simulacro de interação presencial entre professora e cursistas.</p> 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Juçara Zanoni do Nascimento, Edna Pagliari Brun https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6331 A CIGARRA E AS FORMIGAS: ALTERAÇÕES AXIOLÓGICAS EM ANÁLISE INTERTEXTUAL DE NARRATIVAS FABULARES/THE CICADA AND THE ANTS: AXIOLOGIC ALTERATIONS IN INTERTEXTUAL ANALYSIS OF FABLE NARRATIVES 2021-04-16T20:20:58-04:00 Maria da Glória Babeto Casado sergioegloria@hotmail.com Edson Carlos Romualdo ecromualdo@uol.com.br <p>As fábulas são narrativas de origem na antiguidade clássica que têm grande circulação na sociedade atual. Das fábulas mais conhecidas podemos encontrar várias versões, que retomam o texto original e atribuem a ele novos sentidos. A partir da constatação da importância desse gênero no universo cultural, sob uma perspectiva da Linguística Textual e dos estudos bakhtinianos, este estudo procura realizar uma análise intertextual entre cinco narrativas fabulares, a partir de versões da fábula <em>A cigarra e as formigas</em>, procurando mostrar como são tratadas as questões relativas ao trabalho e à arte nesses textos. As análises demonstram que os enunciados das respectivas narrativas são efetivamente (re)construídos, com vistas a mostrar posições convergentes e divergentes ao texto original, aproximando-se ou afastando-se dele no que tange à sua orientação argumentativa. Ao destacar os movimentos de aproximação e distanciamento da narrativa mais antiga, evidencia-se uma linha valorativa relativa ao trabalho artístico, representado desde o início pela personagem cigarra, a quem é atribuído o talento de cantar. Nas diferentes narrativas, a cigarra, representante da arte, por assim dizer, passa por diferentes apreciações valorativas que vão se deslocando e revelando outros modos de concebê-la como segmento de trabalho.</p> 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Maria da Glória Babeto Casado, Edsion Carlos Romualdo https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6321 O BLENDING COMO CATEGORIA DE LINGUAGEM: UM ESTUDO PELO VIÉS DA TEORIA DAS OPERAÇÕES PREDICATIVAS E ENUNCIATIVAS/BLENDING AS A LANGUAGE CATEGORY: A STUDY FROM THE PERSPECTIVE OF THE THEORY OF PREDICATIVE AND ENUNCIATIVE OPERATIONS 2021-04-16T17:50:48-04:00 Elza Moreira Alves elza.moreira@ifro.edu.br Marcos Luiz Cumpri marcoscumpri@yahoo.com.br <p>Este estudo toma espaço no Programa de Pós-Graduação <em>Stricto sensu</em> em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso e apresenta uma discussão acerca do <em>Blending </em>pelo viés da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE). O objetivo geral é o de compreender este fenômeno no cenário da Semântica Geral e das Correntes Enunciativistas. Os objetivos específicos são: construir um sistema metalinguístico que explique a instabilidade do <em>Blending </em>para a semântica geral e a estabilidade que ele conquista pela TOPE; descobrir no enunciado o problema das relações intersubjetivas e o problema fundamental da dissimetria entre produção e reconhecimento linguístico. A metodologia está na observação e na manipulação controladas (construção de glosas) de enunciados para que se possa entender o Blending pela dinâmica posta por duas articulações basais para a enunciação: língua e linguagem e léxico e gramática. O <em>corpus </em>será constituído de enunciados da base “Centro de Estudos Lexicográficos” da FCLAr/Unesp. O resultado será mostrado na tese em construção.</p> 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Elza Moreira Alves, Marcos Luiz Cumpri https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6322 A RESISTÊNCIA PROPAGADA PELA REPETIÇÃO/CONTRADIÇÃO DO DISCURSO “ONDE FOI QUE EU ERREI” DAS REPRESENTANTES LEGAIS DOS ADOLESCENTES CUMPRINDO MEDIDA SOCIOEDUCATIVA/THE RESISTANCE PROPAGATED BY THE REPEAT / CONTRADICTION OF THE SPEECH “WHERE I WRONG” OF THE LEGAL REPRESENTATIVES OF ADOLESCENTS FULFILLING SOCIO-EDUCATIONAL MEASURES 2021-04-16T17:50:48-04:00 Maria de Fátima Pereira de Sena fasena13@gmail.com <p>Este trabalho tematiza a imagem de si das mulheres que discursivizam no lugar social da socioeducação a partir da posição-sujeito de representantes de adolescentes infratores, sejam mães, avós ou companheiras. Vozes que contam suas histórias de vida na relação com o adolescente infrator e com o sistema socioeducativo em que ele está inserido. Com o suporte teórico da Análise de Discurso de linha francesa (AD) descrevemos um conjunto de relações que afetam os sujeitos e os sentidos. Tendo a noção de formação imaginária como fio condutor das análises, mobilizamos outras categorias da AD para descrever os funcionamentos discursivos em que a mulher se significa, mostrando como nas imagens projetadas a partir das relações imaginárias entre o sujeito mulher, e os referentes de seus discursos: (R1) o adolescente; (R2) a socioeducação a questão da culpabilização se mostra nos equívocos da língua. </p> 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Maria de Fátima Pereira de Sena https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6323 COMO SE FOSSE DA FAMÍLIA: POSIÇÃO SUJEITO PATROA/EMPREGADA EM RELAÇÕES DE FORÇAS EM ROMA (2018) E QUE HORAS ELA VOLTA? (2015)/AS IF IT WAS FROM THE SAME FAMILY: SUBJECT POSITION MISTRESS/HOUSEKEEPER TOWARDS THE RELATIONS OF POWER IN “ROMA” (2018) AND “QUE HORAS ELA VOLTA?” (2015) 2021-04-16T17:50:49-04:00 Heitor Messias Reimão de Melo heitorletras@gmail.com Marcos Vinícius Siqueira Teixeira viniciussik@hotmail.com <p>A Análise de Discurso (AD) é uma teoria que existe no/pelo entremeio do movimento. Seja pelas imagens, pelos espaços e lugares em que o discurso percorre. Seja pelo sujeito e pelas posições que os sujeitos assumem e/ou são designados. AD não esbarra no social, ela existe por ele. Assim como o cinema, que, segundo Rivera (2008), antes era pensado como um mecanismo de lazer e passou a se constituir como um corpo social/urbano. É a sociedade que nos interessa, principalmente os sujeitos à margem, silenciados. Dessa forma, nosso objeto se embrica no jogo comparativo entre dois filmes: <em>Roma </em>(2018), obra de Alfonso Cuarón, e <em>Que horas ela volta</em> (2015), dirigida por Anna Muylaert, sobretudo na relação de forças entre as posições-sujeitos empregada e patroa. Aqui, Análise de Discurso, Cinema e sociedade se encontram, configurando nosso <em>corpus </em>da investigação: os efeitos de sentidos (<em>d</em>)e família. Para tanto, interrogamo-nos <em>de que maneira as relações de forças tensionam os dizeres sobre família na posição de patroa e de empregada doméstica</em>. </p> 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Heitor Messias Reimão de Melo, Marcos Vinícius Siqueira Teixeira https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6332 TROVADORISMO: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA O TRABALHO COM AS CANTIGAS/TROUBADOURISM: A LITERARY LITERACY PROPOSAL FOR WORKING WITH SONGS 2021-04-16T17:50:49-04:00 Wesley Mateus Dias wesleymateus1497@gmail.com <p>Ao refletirmos sobre o ensino de literatura, percebemos que ele é produto de várias transformações e mudanças que aconteceram com o passar dos anos desde que o Brasil fora colonizado. Assim, encontram-se diferentes maneiras de se abordar os movimentos literários no ensino, visto que cada perspectiva se encaixa conforme o contexto escolar em que o professor se encontra. Posto isso, nosso objetivo é apresentar uma proposta didática de letramento literário com o intuito de conhecer e compreender o movimento <em>Trovadorismo</em>, a fim de ampliar as competências de leitura e escrita do aluno. O trovadorismo é um dos movimentos mais importantes, pois foi a primeira manifestação literária na língua portuguesa surgida em meados do século XII (MOISÉS, 1974). Apesar de a poesia trovadoresca parecer “ultrapassada”, com uma leitura mais atenta, vemos que este tipo de poesia é encontrado até hoje em nossos dias (ALGERI; SIBIN, 2007). Diante disso, a apreensão desse conteúdo faz com que o aluno possa organizar e representar o seu mundo, usando a linguagem para evidenciar sua própria identidade. Para tanto, utilizamos como base a proposta didática de Gasparin (2015), Geraldi (2013) e a proposta de letramento literário de Cosson e Souza (2009).</p> 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Wesley Mateus Dias https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6324 OS CAMINHOS E DESCAMINHOS PARA O ENSINO DE LITERATURA DRAMÁTICA/THE PERCURSE FOR THE TEACHING OF DRAMATIC LITERATURE 2021-04-16T17:50:49-04:00 Alzinéia Monteiro de Oliveira alzineiamonteiros2@hotmail.com Agnaldo Rodrigues da Silva agnaldosilva2001@uol.com.br <p>A proposta deste artigo advém de uma carência dos estudos de literatura dramática na educação básica no país. Nos quinhentos anos do teatro no Brasil, foram poucos os críticos que dedicaram suas pesquisas à dramaturgia. Dentre os estudiosos, Sábato Magaldi foi e é a referência enquanto crítico e pesquisador da área. É, talvez, o único que diante das produções teatrais organizou uma historiografia do teatro brasileiro, intitulada <em>O panorama do teatro brasileiro,</em> ainda que limitada, pois a autor não se aprofundou nas análises literária. Após ele, Anatol Rosenfeld, Décio de Almeida Prado, Yan Michalski, entre outros impulsionaram a produção teatral nacional por meio de suas críticas e pesquisas. Nesse ínterim, objetivamos fazer uma leitura crítica da falta de metodologia e incentivo dos docentes em estudar e analisar textos cênicos em sala de aula, tendo em vista que os estudos literários são predominantemente da narrativa e da lírica. Usamos como metodologia, uma pesquisa de revisão bibliográfica e uma leitura crítica das legislações que regulamenta o ministério da cultura e da cidadania e a lei de fomento a cultura. Recorremos também, ao método indutivo em que ao transitar a história do teatro no país, levantamos algumas hipóteses que dificulta a experiência com o gênero dramático na educação básica, ainda que tenhamos uma alta produção teatral, sendo: a falta de fomento ao teatro e a censura política que sofreu durante os anos de 1964 a 1984 e posteriormente a cesura econômica. </p> 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Alzinéia Monteiro de Oliveira, Agnaldo Rodrigues da Silva https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6325 ESCRITA E RESISTÊNCIA: O UNIVERSO LITERÁRIO DE LYGIA FAGUNDES TELLES/WRITING AND RESISTANCE: THE LITERARY UNIVERSE OF LYGIA FAGUNDES TELLES 2021-04-16T17:50:50-04:00 Ana Claudia Servilha Martins anaclaudiaservilha@gmail.com Diane Francieli Perereira Salvador diany_tga@hotmail.com <p>O presente estudo visa analisar a escrita literária da autora brasileira Lygia Fagundes Telles. No ínterim, a pesquisa justifica-se pela importância dessa escritora para a organização do pensamento revolucionário e contestador no período da Ditadura Militar no Brasil (1964 – 1985). Objetiva-se, desse modo, desenvolver reflexões sobre as caraterísticas da literatura engajada dessa autora. Lygia Fagundes Telles nasceu em São Paulo, no dia 19 de abril de 1923. Iniciou suas atividades literárias ainda na adolescência, aos 15 anos, quando publicou seu primeiro livro de contos, <em>Porão e Sobrado</em>, em 1938. Seu universo ficcional problematiza as mazelas sociopolíticas contemporâneas, o papel da mulher em contextos de opressão e de não legitimação, bem como, questiona valores e padrões impostos por regimes totalitários e antidemocráticos. O viés literário de Lygia Fagundes Telles trabalha com a diversidade das palavras, que juntas passam a criar mundos transpostos da realidade para a ficção. Ao escrever seus contos e romances, mostra as profundas transformações pelas quais passou a classe média brasileira a partir dos anos 50. É nesse engajo, que uma das maiores escritoras literárias do século XX, no Brasil, consolida sua inventidade. Lygia Fagundes Telles, em 1982, foi eleita para a Academia Paulista de Letras. Em 12 de maio de 1987, tornou- se a terceira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira n.º<strong></strong></p><p>16. Em consonância aos diálogos do sociólogo e crítico literário Antonio Candido (1985), a literatura é a capacidade de confirmar a humanidade do homem. Nessa perspectiva, essa autora, intelectual das letras, viabiliza aos seus leitores reflexões dadas aos elementos das humanidades do presente.</p> 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Ana Claudia Servilha Martins, Diane Francieli Perereira Salvador https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6326 UTOPIAS E DISTOPIAS EM A PARABOLA DO SEMEADOR, DE OCTAVIA E. BUTLER/UTOPIAS AND DISTOPIAS IN A PARÁBOLA DO SEMEADOR, BY OCTAVIA E. BUTLER 2021-04-16T17:50:50-04:00 Vicente Pedro de Souza vi.pesouza@hotmail.com Ana Claudia Servilha Martins anaclaudiaservilha@gmail.com <p>Este estudo tem o objetivo de propor uma leitura da obra <em>A Parábola do Semeador</em> (2018), de Octavia E. Butler, sob a perspectiva das histórias literárias voltadas aos estudos da literatura de ficção científica caracterizada pelo gênero da distopia. A presente narrativa de Octavia E. Butler, pertence ao gênero da ficção científica, com forte predominância dos aspectos utópicos/distópicos presentes na literatura moderna. Com base nos aspectos utópicos e distópicos observados na escrita de respectiva autora, encenados pela protagonista obra Lauren Oya Olamina, são apresentadas diversas reflexões sobre o contexto político, social e econômico, assim como os dilemas e as complexidades humanas. Tudo isso é retratado através da narrativa em primeira pessoa, que reproduz um cenário de total destruição dos anseios humanos e da vida em sociedade, onde a principal questão é como sobreviver em um mundo onde a violação dos direitos, a destruição dos ideais, dos sonhos e esperança humana é uma realidade experimentada pelas personagens. Para o desenvolvimento da pesquisa recorremos aos estudos de Donna J. Haraway (1991), Karl Mannheim (1972), Orlando Fideli (2019), Raul Fiker (1985), bem como, demais análises teórico-criticas situadas nos diálogos que subsidiam o recorte de problematização do trabalho.</p> 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Vicente Pedro de Souza, Ana Claudia Servilha Martins https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6327 DE INFLUÊNCIA DO EMPRESARIADO NACIONAL E DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS NAS POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA DÉCADA DE 1990/INFLUENCE OF THE NATIONAL BUSINESS AND INTERNATIONAL ORGANISMS ON POLICIES FOR PROFESSIONAL EDUCATION IN THE 1990S 2021-04-16T17:50:50-04:00 Arão Davi Oliveira adodavi@gmail.com Celeida Maria Costa de Souza e Silva celeidams@uol.com.br <p>Este artigo tem como tema a história da educação profissional brasileira, se limita a investigar com quais interesses os organismos internacionais e os empresários nacionais propuseram uma reforma no sistema educativo brasileiro, em específico, na educação profissional na década de 1990? Esta pesquisa vincula-se ao Grupo de Pesquisa Políticas de Formação e Trabalho Docente (GEFORT) do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Objetiva-se apresentar as propostas e interesses do empresariado nacional e dos organismos internacionais para a reforma da educação profissional brasileira iniciada na década de 1990. Focamos nossos estudos na Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada em Jomtien (1990); no Relatório de Jacques Delors, Educação: um tesouro a descobrir (DELORS, 1998); no documento Educação Básica e Formação Profissional: uma visão dos empresários” (EBFP) publicados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 1993; e no documento “Prioridades e Estratégias para a Educação” publicado pelo Banco Mundial em 1995. É uma pesquisa documental e bibliográfica cujos resultados indicam que esses documentos promoveram um consenso no âmbito educativo nacional e serviram de referência para a proposição de reformas no sistema educacional brasileiro, atingindo a LDBN de 1996, os PCNEM de 1999 e Decreto Federal n° 2.208 de 1997 que ficou conhecido como a Reforma da Educação Profissional. Esses documentos federais atenderam as sugestões advindas dos organismos internacionais e dos representantes do empresariado nacional proporcionando uma formação geral flexível, polivalente, valorizando as competências com intuito de promover melhor adaptação da força produtiva a nova fase de acumulação flexível do capital.</p> 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Arão Davi Oliveira, Celeida Maria Costa de Souza e Silva https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6328 MOVIMENTO SINDICAL DA EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL E A POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS DOCENTES/SYNDICAL MOVEMENT IN THE EDUCATION OF MATO GROSSO DO SUL AND THE TEACHER’S APPRECIATION POLITICS 2021-04-16T17:50:51-04:00 Onivan de Lima Correa onivanpjr@hotmail.com Celeida Maria Costa de Souza e Silva celeidams@uol.com.br <p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0cm; text-align: justify; line-height: normal;">A pauta da valorização dos docentes está na agenda e para que avance o movimento sindical é fundamental, pois a organização dos trabalhadores, pois contribui para que os professores, as entidades sindicais e o governo possam apresentar novas propostas para implantação de políticas públicas para a valorização desses profissionais. O Estado Democrático de Direito é aquele que reconhece explícita e concretamente a soberania da lei e do regime representativo. Nesse processo os Movimentos sociais e sindicais são espaços essenciais para que a sociedade possa lutar e cobrar dos governantes uma política de valorização. A política de valorização é um campo de disputa e que o movimento sindical precisa estar atento e atuar em defesa dos trabalhadores em educação. Nesse processo o embate e disputa hegemônica é constante. O presente trabalho é um recorte da pesquisa de doutorado em andamento. Tem-se como objetivo neste texto apresentar de que forma os Movimentos Sociais tem contribuindo com a pauta das políticas educacionais, tendo como recorto da pesquisa, a política de valorização docente. Adota-se como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e a documental, além de entrevistas baseadas em questões semiestruturadas. Diante do estudado realizado, até o momento, fica evidente a atuação da FETEMS para garantir a materialização das políticas de valorização docente da rede estadual de MS e que acaba interferindo nas carreiras das redes municipais. <strong></strong></p> 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Onivan de Lima Correa, Celeida Maria Costa de Souza e Silva https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6333 CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC À PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CAMPO GRANDE (MS)/PNAIC CONTRIBUTIONS TO THE PEDAGOGICAL PRACTICE OF TEACHERS AT A PUBLIC SCHOOL IN CAMPO GRANDE (MS) 2021-04-16T17:50:51-04:00 Maricleia Cesar Oliveira Alexandrino maryoliveiraalexandrino@gmail.com Jessica dos Santos Mello jessica.m10@hotmail.com Arão Davi Oliveira arao.davi.oliveira@gmail.com <p>O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi instituído pelo governo federal no ano de 2012, com objetivo de criar estratégias para que as crianças estivessem todas alfabetizadas ao final do 3° ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa visa investigar quais efeitos a formação continuada proporcionada pelo PNAIC promoveu na prática pedagógica de professores de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS. Assim, foi traçado como objetivo geral: analisar os efeitos que a formação proporcionada pelo PNAIC promoveu na prática pedagógica de professores de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS. E, como objetivos específicos: 1- contextualizar o processo de implementação do PNAIC na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande MS; 2- discutir quais os efeitos do programa em relação ao trabalho docente em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa documental, bibliográfica e empírica com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas professoras alfabetizadoras de uma escola da Rede Municipal de Campo Grande - MS, as quais participaram efetivamente do programa. Os dados coletados foram analisados com base nos pressupostos teóricos de: Nóvoa (2001), Delors (2003), Soares (2003) e Silva (2009). Os resultados indicaram grande satisfação dos professores com relação às formações promovidas pelo PNAIC. Destaca-se, que o programa contribuiu para a melhoria do processo de alfabetização na escola pesquisada com mudanças na abordagem metodológica dos professores, assim como no uso dos materiais didáticos financiados pelo programa.</p> 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Maricleia Cesar Oliveira Alexandrino, Jessica dos Santos Mello, Arão Davi Oliveira https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6335 AVANÇOS E CONTRIBUIÇÕES EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM CAMPO GRANDE – MS/EDUCATIONAL ADVANCES AND CONTRIBUTIONS IN THE PROCESS OF IMPLEMENTING THE MORE LITERACY PROGRAM IN CAMPO GRANDE-MS 2021-04-16T17:50:51-04:00 Izabel de Souza Mateus izabelsouzamonteiro@hotmail.com Rafaela Tatieli Selasco Aguirre rafaellaaguirre8999@gmail.com Valéria Soares de Oliveira Silva oliveiravalmicro@gmail.com <p>O Programa Mais Alfabetização (PMALFA), criado pelo Ministério da Educação (MEC) visa financiar um reforço no processo de alfabetização para alunos dos primeiros anos do ensino fundamental da rede pública. Esta pesquisa visa responder como a implementação do PMALFA contribuiu para a alfabetização dos alunos de uma escola da rede municipal de ensino de Campo Grande - MS. Assim, foi traçado como objetivo geral: analisar a implementação e as contribuições do Programa Mais Alfabetização, no processo de alfabetização de alunos do 1° e 2° anos do ensino fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS. É pesquisa do tipo bibliográfica documental e de campo com abordagem qualitativa. Com o objetivo de analisar a implementação e as contribuições do Programa Mais Alfabetização no processo de alfabetização de alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas assistentes de alfabetização e uma coordenadora que participaram da execução do programa. Os dados coletados foram analisados a partir dos pressupostos de Dourado (2007) e Soares (1998, 2003). Os resultados indicam que na escola onde foi feita a pesquisa, o PMALFA contribuiu para o processo de alfabetização dos alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem, promovendo uma redução do índice de reprovação.</p> 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Izabel de Souza Mateus, Rafaela Tatieli Selasco Aguirre, Valéria Soares de Oliveira Silva https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6336 O ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL DO ESTADO DE MATO GROS-SO DO SUL/INTEGRATED HIGH SCHOOL AND LOCAL AND RE-GIONAL DEVELOPMENT IN THE STATE OF MATO GROSSO DO SUL 2021-04-16T17:50:52-04:00 Elizabete Paniagua Benites bety.bf@hotmail.com <p>O presente artigo e um recorte da dissertação de Mestrado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) defendida no ano de 2018 e tem o objetivo trazer algumas informações de como as políticas públicas do Ensino Médio Integrado (EMI) foram implantadas na Rede Estadual de Ensino (REE) no Estado de Mato Grosso do Sul (MS). O recorte se dá no período de 2009 a 2015 e espera-se que por meio desse simpósio temático possamos refletir em relação aos processos que ocorrem políticas educacionais, para isso inicialmente traremos um breve relato da divisão territorial do estado e as mesorregiões, e a sua relação com a educação profissional técnica distribuídos por meio das microrregiões, bem como os critérios utilizados para a efetivação do cursos técnicos. A metodologia utilizada na realização da pesquisa foi a bibliográfica e a documental alicerçada no Decreto Federal nº 5.154/2004, e o de nº 6.302 /2007 e as Deliberação do Conselho Estadual de Educação (CEE) de MS. Os resultados da pesquisa indicam que no Estado de (MS), os cursos técnicos são efetivados após ser realizado um diagnóstico da economia local, observando cinco critérios fundamentais para saber se será viável implantar o curso em determinada microrregião ou não.</p> 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Elizabete Paniagua Benites https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6329 CRISE CULTURAL E POLÍTICA NO BRASIL: PROPOSTAS EM PADRE ANTÔNIO VIEIRA/CULTURAL AND POLITICAL CRISIS IN BRAZIL: PROPOSALS IN PADRE ANTÔNIO VIEIRA 2021-04-16T17:50:52-04:00 Fabrício Pinheiro da Silva pefabri.pinheiro@hotmail.com <p>O presente texto é continuidade da pesquisa iniciada no período acadêmico do Curso de Letras seguido do curso de Teologia. Os períodos de crises da humanidade exigem maior empenho dos intelectuais em propor caminhos de discernimento às pessoas perdidas. Quem se lembra de Padre Antônio Vieira? Quem foi Padre Antônio Vieira? As crises sucessórias em Portugal, as consequências dessas crises nas terras brasileiras, forçaram o grande orador a imbuir-se de uma parenética polêmica e ao mesmo tempo criativa. A literatura é a manifestação máxima da sua arte. Ao defender os direitos humanos dos povos indígenas, dos judeus, dos escravos, ele assumiu uma postura de coragem e competência. Padre Antônio Vieira foi considerado Imperador da Língua Portuguesa para Fernando Pessoa. A partir dessa referência, busca-se apontar qual é o Reino que ele governou e quais as propostas de discernimento oferecidas por ele à crise cultural e política ao Brasil no período colonial. O Quinto Império foi um mito que surgiu para alimentar os portugueses para o desejo de serem criadores de civilização. Padre Vieira queria que essa estratégia lhes permitisse manter viva nos portugueses o desejo do regresso de Dom Sebastião. A sua conduta no púlpito tinha um poder impressionante de transformação. O messianismo e profetismo estavam na base parenética da época. Esse messianismo previa um Império e um Rei. Busca-se nas indicações dadas pelo grande visionário, luzes e caminhos em período de crise na contemporaneidade brasileira. Nesse sentido, a presente pesquisa evidencia a necessidade de um projeto cultural e político comum direcionando todos à libertação integral.</p> 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Fabrício Pinheiro da Silva https://periodicos.unir.br/index.php/instrumentocritico/article/view/6338 Elementos Preliminares 2021-04-16T17:50:46-04:00 Juçara Zanoni do Nascimento jzanoni@unir.br Rômulo Giácome de Oliveira Fernandes romulo.fernandes@unir.br 2020-12-20T00:00:00-04:00 Copyright (c) 2021 Juçara Zanoni do Nascimento, Rômulo Giácome de Oliveira Fernandes