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LEVANTAMENTO SOBRE AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DO ENSINO DAS LÍNGUAS OFICIAIS NA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA, GUAJARÁ-MIRIM/GUAYARAMERIM PARA BRASILEIROS E BOLIVIANOS
| REVISTA ELETRÔNICA LÍNGUA VIVA
LEVANTAMENTO SOBRE AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DO ENSINO DAS LÍNGUAS OFICIAIS NA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA, GUAJARÁ-MIRIM/GUAYARAMERIM PARA BRASILEIROS E BOLIVIANOS
Autores
Antônia de Fátima Galdino da Silva Vezzaro
Fundação Universidade Federal de Rondônia
A língua é elemento primordial de uma cultura, em outras palavras, a atividade linguística é elemento constitutivo das identidades culturais de um povo. Nesse sentido, o presente artigo tem por finalidade apresentar o levantamento das políticas linguísticas adotadas para o atendimento aos alunos em escolas da fronteira Brasil/Bolívia, Guajará-Mirim/Guayaramerim. Trata-se de uma análise de dados coletados através de uma pesquisa de campo realizada em duas escolas da rede pública de ensino da cidade de Guajará-Mirim/RO e em duas escolas da rede pública de ensino da cidade Guayaramerim/BO. Nossa reflexão inscreve-se nos procedimentos teóricos e analíticos adotados pela pesquisa da Sociolinguística, através de uma pesquisa de campo e entrevistas. As políticas linguísticas existem para reforçar a relevância da diversidade linguística em diferentes contextos, bem como, dinamizar a relação entre a língua e a sociedade, num constante processo de mudanças. Nessa pesquisa apresentaremos a relevância das políticas linguísticas adotadas em escolas da rede pública de ensino numa área fronteiriça, para a valorização da identidade linguística desse lugar. E, assim, considerar o ambiente escolar como um valioso instrumento de interação da linguagem.
Biografia do Autor
Antônia de Fátima Galdino da Silva Vezzaro, Fundação Universidade Federal de Rondônia
Aluna do Mestrado em Ciências da Linguagem. Professora da Rede Estadual e Municipal de Ensino da Língua Portuguesa e Arte.