O criar e imaginar na infância: reflexões que envolvem teoria e prática na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n1e680Palavras-chave:
infância, educação infantil, imaginação, criatividadeResumo
Este texto sistematiza reflexões sobre o criar e o imaginar na infância, reflexões estas que, tecidas a partir do acompanhamento feito pela professora referência da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UFSM) - com crianças em idades pré-escolar - propõem uma discussão de como o processo criativo das crianças pode ser entendido e valorizado nas práticas de Educação Infantil. Nesse sentido, as observações e os registros reflexivos do professor compõem os elemetos de análise sob a pespectiva da teoria Histórico-Cultural. As conclusões obtidas por meio desse estudo apontam caminhos para que se olhe a criança na escola e se pense sobre a construção de ambientes educatvios que valorizem o seu potencial criativo na produção de sentidos para suas aprendizagens, e isso inclui considerá-la protagonista, como participante ativa no seu processo educativo.Downloads
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