PREFERÊNCIA DE USO DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS: UMA ABORDAGEM DO CONSUMIDOR NO AMBIENTE ONLINE

Autores

  • Evelynn Macário Bastos Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Karen Chie Teshina Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Naiara Silva Ferreira Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Everaldo Marcelo Souza da Costa Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Emílio José Montero Arruda Filho Universidade da Amazônia - UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v6n3p68-88

Palavras-chave:

comportamento do consumidor, redes sociais virtuais, análise quantitativa

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a usabilidade das redes sociais virtuais, destacando-se: Facebook, Twitter, Linkedin e Orkut, e relacionando-as ao processo de preferência, decisão e intenção do consumidor usuário destas tecnologias. Por meio de uma abordagem explicativa quantitativa, foi primeiramente realizada uma revisão da literatura, em seguida foi usado um questionário virtual aplicado a 102 estudantes universitários do Estado do Pará. Os resultados concluíram que quanto maior o valor hedônico e utilitário no uso da rede, maior apresenta-se a intenção de uso e o valor social da rede social virtual, e a reputação de marca está relacionada a percepção de prejuízo na rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelynn Macário Bastos, Universidade da Amazônia - UNAMA

Bacharel em Administração (UNAMA)

Karen Chie Teshina, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Bacharel em Administração - UNAMA

Naiara Silva Ferreira, Universidade da Amazônia - UNAMA

Mestranda em Administração na Universidade da Amazônia - UNAMA (Belém-PA)

Everaldo Marcelo Souza da Costa, Universidade da Amazônia - UNAMA

Mestre em Administração - UNAMA

Emílio José Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi di Bergamo (Italy). Professor Universidade da Amazônia.

Downloads

Publicado

26-01-2015