PROBLEMAS E DIFICULDADES NA ANÁLISE DE VIABILIDADE DAS CONTRATAÇÕES NO ÂMBITO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA

Autores

  • ANDRÉ DE ARAÚJO NEVES UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • ENILTON DA SILVA SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Marlene Valerio dos Santos Arenas UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v9n2p120-134

Palavras-chave:

Planejamento. Análise de Viabilidade. Problemas.

Resumo

RESUMO: O Tribunal de Justiça de Rondônia exerce a sua função jurisdicional em todo o Estado, e para tanto precisa fazer o melhor uso possível de recursos humanos e materiais disponíveis. Para isso, ele se utiliza da Licitação para contratar, entre os interessados, a melhor proposta que atenda às suas necessidades estratégicas, haja vista a exigência constitucional e infraconstitucional. Esta regra, no entanto, não deve constituir óbice ao atendimento oportuno das necessidades do Poder Judiciário e, consequentemente, do jurisdicionado, sendo fundamental que se analise a viabilidade de suas aquisições de bens e serviços de forma sistemática, organizada e eficiente. Diante da necessidade de cumprimento de tais requisitos, o presente artigo busca identificar e analisar problemas e dificuldades na análise da viabilidade das contratações no âmbito do TJRO. Para tanto, a pesquisa se utilizou de uma abordagem qualitativa e as informações foram obtidas a partir de um questionário de múltipla escolha, aplicado aos gestores ou a um membro indicado pela equipe, com grande experiência em planejamento de contratos administrativos, pertencentes a quatro unidades gestoras de contratos do TJRO. Pela análise dos dados, restou evidente que, para realizar o estudo da viabilidade da contratação, há grande necessidade de melhor capacitação e atualização sobre normas e procedimentos por todos os setores que responderam à pesquisa, dificuldades para se identificar, analisar e calcular os riscos dos contratos, bem como problemas ou obstáculos à consecução do planejamento da contratação de forma alinhada ao planejamento estratégico institucional.

 

 

Biografia do Autor

  • ANDRÉ DE ARAÚJO NEVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
    Mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Técnico Judiciário – Área Administrativa, do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.
  • ENILTON DA SILVA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
    Mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Analista Judiciário – Matemático, do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.
  • Marlene Valerio dos Santos Arenas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
    Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS). Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Ciências Contábeis, Administração e Licenciatura pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Direito pela Faculdade de Rondônia. Professora Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal de Rondônia (PROFIAP/UNIR)

Downloads

Publicado

26-07-2017