PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE

Autores

  • Nelson Colossi UFSC
  • Gleimíria Batista da Costa UNIR
  • Ernani Marques de Almeida UNIR

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v8n2p202-216

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico. Gestão Estratégica. Processo Gerencial. Estratégia de Resultados. Organização e Gestão.

Resumo

O termo organização designa um conjunto de elementos, materiais e sociais, articulados por pessoas a compartilhar esforços para a realização de objetivos comuns. Esta dinâmica evoca três conceitos fundamentais da Administração - organização, gestão e planejamento -. Além disso, a considerar o contexto de mudança do universo corporativo, destaca-se outro conceito: estratégia. Estratégia, por definição diz respeito ao ajustamento da organização ao seu ambiente e a uma posição valiosa e competitiva no mercado. Assim, Gestão Estratégica, é definida como o processo que adota o conceito de estratégia; enquanto o Planejamento Estratégico é uma metodologia, estruturada em etapas, desde a definição da missão e visão da organização, até a formulação de áreas prioritárias e metas a serem atingidas. A universidade é uma instituição que necessita de organização, de gestão, de planejamento e estratégia. O presente artigo tem por objetivo descrever a experiência de implementação do Planejamento Estratégico em um Departamento de Ensino de uma instituição universitária. Apresenta-se, primeiramente, o quadro conceitual e a metodologia do Planejamento Estratégico. A seguir, analisa-se a experiência do caso estudado e, por conclusão, defende-se a factibilidade de aplicação da metodologia no âmbito de uma instituição universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Colossi, UFSC

Doutor em Administração Universitária, pela George Washington University, USA e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Gleimíria Batista da Costa, UNIR

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul e Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Ernani Marques de Almeida, UNIR

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia

Downloads

Publicado

01-10-2016