PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v8n2p202-216Palavras-chave:
Planejamento Estratégico. Gestão Estratégica. Processo Gerencial. Estratégia de Resultados. Organização e Gestão.Resumo
O termo organização designa um conjunto de elementos, materiais e sociais, articulados por pessoas a compartilhar esforços para a realização de objetivos comuns. Esta dinâmica evoca três conceitos fundamentais da Administração - organização, gestão e planejamento -. Além disso, a considerar o contexto de mudança do universo corporativo, destaca-se outro conceito: estratégia. Estratégia, por definição diz respeito ao ajustamento da organização ao seu ambiente e a uma posição valiosa e competitiva no mercado. Assim, Gestão Estratégica, é definida como o processo que adota o conceito de estratégia; enquanto o Planejamento Estratégico é uma metodologia, estruturada em etapas, desde a definição da missão e visão da organização, até a formulação de áreas prioritárias e metas a serem atingidas. A universidade é uma instituição que necessita de organização, de gestão, de planejamento e estratégia. O presente artigo tem por objetivo descrever a experiência de implementação do Planejamento Estratégico em um Departamento de Ensino de uma instituição universitária. Apresenta-se, primeiramente, o quadro conceitual e a metodologia do Planejamento Estratégico. A seguir, analisa-se a experiência do caso estudado e, por conclusão, defende-se a factibilidade de aplicação da metodologia no âmbito de uma instituição universitária.Downloads
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Publicado
01-10-2016