EESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O NOVO CONSUMIDOR OMNICHANNEL: UM ESTUDO EM DOIS GRUPOS VAREJISTAS

Autores

  • Danielle Marques de Almeida Centro Universitário UNA
  • Danilo de Melo Costa Centro Universitário UNA
  • Daniela Vecchia Costa Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v9n3p20-36

Palavras-chave:

Branding, Comportamento do consumidor, Comunicação estratégica, Gestão de marcas no varejo, Omnichannel

Resumo

Apresentado como tendência nas edições anteriores do maior evento sobre varejo do mundo, o conceito de omnichannel é uma realidade que acaba por inaugurar também uma nova perspectiva de comportamento de consumo para o varejo. Sem ser capaz de distinguir canais, e graças à tecnologia, esse novo consumidor se tornou cada vez mais bem informado e exigente, gerando assim reflexos imediatos em seu processo de compra. No Brasil e no mundo, apesar de algumas iniciativas inovadoras, o omnichannel ainda gravita na esfera conceitual. Com o intuito de elucidar este conceito para o mercado, são apresentadas nesta pesquisa a identificação de estratégias de marketing adotadas com sucesso por grandes varejistas a fim de promover uma experiência de marca integrada para os consumidores omnichannel.

Biografia do Autor

  • Danielle Marques de Almeida, Centro Universitário UNA

    Especialista em Gestão de Marcas pelo Centro Universitário UNA (2014).

    Graduada em Comunicação Social - Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela mesma instituição.

    Gerente de Planejamento na agência RC Comunicação Ltda.

  • Danilo de Melo Costa, Centro Universitário UNA

    Doutor em Administração pela UFMG com doutorado sanduíche pela York University (YorkU, Canadá)

    Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração e Coordenador do Grupo de Pesquisas em Administração pelo Centro Universitário UNA

  • Daniela Vecchia Costa, Centro Universitário UNA

    Mestre em Administração com ênfase em Dinâmica Organizacional, Inovação e Sociedade pelo Centro Universitário UNA.

    Diretora de Pessoas na empresa D3 Consulting

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Publicado

01-10-2017