DIRECIONAMENTO DE CARREIRA DE JOVENS APRENDIZES
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v10n1p124-148Palavras-chave:
Jovem aprendiz. Carreira. Programa de aprendizagem.Resumo
Os jovens se inserem no mercado de trabalho com deficiências nas características de qualificação, nosso desafio é encontrar meios para detectar e desenvolver as características desse público em específico, visando o desenvolvimento e o crescimento profissional desses jovens, estimulando os mesmos a constante qualificação profissional. Este estudo analisou quais os benefícios da inserção do jovem aprendiz nas organizações e o impacto da mão de obra desses jovens no crescimento organizacional. Para tanto, foram desenvolvidos e aplicados um questionário com 15 questões aplicado para 7 jovens aprendizes de uma determinada organização na cidade de Barretos-SP, com o objetivo de avaliar o quanto o programa agrega na formação dos jovens, e no desenvolvimento destes para o mercado de trabalho, o desenvolvimento como um fator que predispõem os jovens a serem efetivados na organização. Foram encontrados como resultados: ausência de feedback do superior imediato, facilidade na comunicação dentro da organização, avaliação satisfatória dos jovens em relação ao programa de aprendizagem, avaliação satisfatória em relação a organização que faz parte do programa de aprendizagem, auxílio na escolha da profissão a seguir, contribuição do programa em relação a outros aspectos além da formação profissional, avaliação do programa como redutor de barreiras para os jovens. Os jovens participantes deste programa obtém maior possibilidade de crescimento em relação a sua carreira pois inicia a experiência laboral mais cedo o que permite que o mesmo venha a crescer dentro da organização e obtenha cargos de gestão mais jovem.