POLÍTICA AMBIENTAL BRASILEIRA SOB AS PERSPECTIVAS DA SOCIOLOGIA AMBIENTAL

Autores

  • Osmar Siena Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Mestrado em Administração (PPGMAD)
  • Érika Paixão de Campos Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Mestrado em Administração (PPGMAD)
  • Erasmo Moreira de Carvalho Fundação Universidade federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v11n2p53-76

Palavras-chave:

Política Ambiental. Crise ambiental. Sociologia Ambiental.

Resumo

Este artigo analisa a política ambiental brasileira com base em três lentes teóricas da sociologia ambiental: modernização ecológica, sociedade de risco e modernidade tardia. O estudo adotou perspectivas da pesquisa qualitativa para a abordagem do problema e característica descritiva quanto aos objetivos. As categorias adotadas para análise emergiram do referencial teórico. Foi analisado o conteúdo de 173 textos de legislação, normas e documentos técnicos e científicos selecionados para amostra. De modo geral, a política ambiental brasileira apresenta a busca pela conciliação da proteção ambiental e desenvolvimento econômico por meio do estabelecimento de diretrizes na Política Nacional do Meio Ambiente. As visões da vertente teórica “modernidade ecológica” são as mais presentes. No entanto, as características tanto da sociedade de risco, quanto da modernidade tardia também foram identificadas em alguns atributos como complementares e, em outros, como divergentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmar Siena, Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Mestrado em Administração (PPGMAD)

Graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1980), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Tem experiência na área de Gestão Acadêmica e Administrativa, tendo exercido as Funções de Pró-Reitor de Graduação, Pró-Reitor de Planejamento e Reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente é professor Associado da UNIR, atuando como docente e pesquiador do Curso de Graduação e de Mestrado em Administração, linha de pesquisa Gestão do Agronegócio e Sustentabilidade. Na Pesquisa desenvolve projetos nos seguintes temas: gestão de organizações acadêmicas, desenvolvimento sustentável - indicadores de sustentabilidade; cadeia-redes de produtos da floresta e produtos agroecológicos.

Curriculo Lattes

Érika Paixão de Campos, Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Mestrado em Administração (PPGMAD)

É mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico pela Faculdades Integradas do Brasil (UNIBRASIL). Bacharel em Administração pela Universidade do Estado de Mato Grosso

Erasmo Moreira de Carvalho, Fundação Universidade federal de Rondônia (UNIR)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia - Unir (1999), mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - USP (2004) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014). Professor adjunto do Departamento de Ciências Contábeis e do Mestrado em Administração Pública da Universidade Federal de Rondônia - Unir. Tem experiência nas áreas de Administração e Contabilidade Governamental.

Downloads

Publicado

27-09-2019