TRANSMISSÃO DA VARIAÇÃO DA TAXA DE CÂMBIO PARA OS PREÇOS DE EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DO ÓLEO DE SOJA: UM ESTUDO COMPARATIVO DO DÓLAR E DO EURO

Autores

  • LEONARDO SANGOI COPETTI
  • DANIEL ARRUDA CORONEL Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v11n2p118-143

Palavras-chave:

Óleo de soja. Preços de Exportação. Pass-Through.

Resumo

O objetivo deste trabalho consistiu no exame da relação entre variações cambiais nos preços de exportação brasileiros do óleo de soja, relação definida como o pass-through da taxa de câmbio, tendo como referência o período de janeiro de 2000 a dezembro de 2018. Para tanto, estimaram-se dois modelos: em dólar e em euro. Os dados foram coletados nos sites do Instituto de Economia Aplicada – IPEA e no WORLD BANK. Neste sentido, fez-se uso dos instrumentais de séries temporais, especialmente do Modelo Vetor de Correção de Erros. Os resultados encontrados forneceram indicações de que o grau de pass-through da taxa de câmbio para os preços de exportação do óleo de soja ocorreu de forma incompleta no modelo do dólar, com o coeficiente de -0,16, representando que depreciações da taxa de câmbio não se traduzem em ganhos significativos de competitividade, dado que não reduzem expressivamente os preços de exportação. Já para o modelo em euro, o coeficiente de pass-through foi nulo, representando que as variações da taxa de câmbio afetam apenas o mark-up do exportador.

Biografia do Autor

  • LEONARDO SANGOI COPETTI

    Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

  • DANIEL ARRUDA CORONEL, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

    Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), professor Adjunto do Departamento de Economia e Relações Internacionais (UFSM) e diretor da editora (UFSM).

Downloads

Publicado

27-09-2019