INOVAÇÃO NOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO

Autores

  • Bruno Inacio Maia Pesquisador UNISOCIESC
  • Marco Aurelio de Oliveira Professor e Pesquisador na UNISOCIESC
  • Andre Hideto Futami Professor e Pesquisador na UNISOCIESC

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v11n4p44-64

Palavras-chave:

Marketing, B2B, Redes Sociais

Resumo

A constante mudança tecnológica impõe ás industrias novos desafios e necessidades de adaptações, a maneira de se relacionar com os clientes se renova frequentemente com o desenvolvimento de novos canais de comunicação. Esse artigo fará uma abordagem prática sobre a efetividade dos canais de comunicação: Google AdWords, e-mail marketing e Facebook integrados com o e-commerce no aspecto de prospecção de clientes. Em sequência avalia-se o comportamento da conversão dos clientes prospectados em venda efetivamente. Foram utilizados dados de 27 meses de campanha de marketing de uma indústria metalúrgica em cada um dos 3 canais de comunicação. Posteriormente foi feito a análise do índice de correlação de Cohen e inferido análises de regressão linear e one-way ANOVA que explicassem estatisticamente a dinâmica das campanhas de marketing nos diferentes canais de comunicação com a atração de clientes. Comprovadamente, conclui-se que as campanhas de marketing possuem efeito positivo nos

Biografia do Autor

  • Bruno Inacio Maia, Pesquisador UNISOCIESC
    Possui Mestrado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário SOCIESC - UNISOCIESC (2017), Graduação em Engenharia Mecânica pela Faculdade Pitágoras (2013) e curso Técnico em Mecânica pela Escola Técnica Tupy (2005). Complementarmente cursos de extensão e aperfeiçoamento profissional.Possui experiência e enfoque na área de Engenharia Mecânica e Produção, com ênfase em Gestão de Negócios, Desenvolvimento de Produtos e Novos Negócios, Marketing Estratégico e Inovação.
  • Marco Aurelio de Oliveira, Professor e Pesquisador na UNISOCIESC
    É engenheiro eletricista (B.Eng., UFSC 1984), mestre em Engenharia Elétrica na área de Eletrônica de Potência e Acionamento Elétrico (M.Eng., UFSC 1987) e doutor em Engenharia de Produção na área de Engenharia de Produto e Processo (Dr.Eng., UFSC 2011). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrônica industrial, sistemas e controles eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas; conversor de frequência, otimização de conteúdo harmônico, filtros ativos e modulação PWM (pulse width modulation). Na área de Engenharia Mecânica tem se dedicado a trabalhos na área de instrumentação, automação da medição (equipamentos e sistemas), otimização de meios e métodos de ensaio de desempenho, confiabilidade em compressores e sistemas de refrigeração, planejamento de experimentos. Na área de Engenharia de Produção atua em reorganização de processos, logística, segurança de produto e gestão de recursos, lidando com aspectos relativos à administração de equipes, métodos e procedimentos, e sistemas de informação. É revisor dos periódicos Expert Systems with Applications (Elsevier), International Journal of Productivity and Performance Management (Emerald), International Journal of Production Research (Taylor & Francis) e Metrology and Measurement Systems (Pan), entre outros. Participou até o momento em mais de 200 bancas de avaliação de trabalhos técnicos científicos a nível de graduação, mestrado e doutorado. Suas maiores áreas de interesse são a modelagem de sistemas, reorganização de processos, organização enxuta (Lean Enterprise), liderança em projetos e gestão do conhecimento.
  • Andre Hideto Futami, Professor e Pesquisador na UNISOCIESC
    Possui graduação em Engenharia de Produção (Mecânica) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - POLI/USP, mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGEP/UFSC e especialização em Administração pela Universidade Federal do Paraná - CEPPAD/UFPR. Possui experiência profissional na área de Desenvolvimento de Novos Produtos e de Projetos de Produtos, tendo trabalhado durante dezoito anos como especialista em desenvolvimento de produtos na área de tecnologia de multinacional do ramo eletro-eletrônico. Possui doutorado em Engenharia de Produto e Processos no PPGEP/UFSC e atualmente faz parte do corpo docente do Mestrado em Engenharia de Produção do Centro Universitário da Sociedade Educacional de Santa Catarina - 

Downloads

Publicado

06-02-2020