INOVAÇÃO NOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO

Autores

  • Bruno Inacio Maia Pesquisador UNISOCIESC
  • Marco Aurelio de Oliveira Professor e Pesquisador na UNISOCIESC
  • Andre Hideto Futami Professor e Pesquisador na UNISOCIESC

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v11n4p44-64

Palavras-chave:

Marketing, B2B, Redes Sociais

Resumo

A constante mudança tecnológica impõe ás industrias novos desafios e necessidades de adaptações, a maneira de se relacionar com os clientes se renova frequentemente com o desenvolvimento de novos canais de comunicação. Esse artigo fará uma abordagem prática sobre a efetividade dos canais de comunicação: Google AdWords, e-mail marketing e Facebook integrados com o e-commerce no aspecto de prospecção de clientes. Em sequência avalia-se o comportamento da conversão dos clientes prospectados em venda efetivamente. Foram utilizados dados de 27 meses de campanha de marketing de uma indústria metalúrgica em cada um dos 3 canais de comunicação. Posteriormente foi feito a análise do índice de correlação de Cohen e inferido análises de regressão linear e one-way ANOVA que explicassem estatisticamente a dinâmica das campanhas de marketing nos diferentes canais de comunicação com a atração de clientes. Comprovadamente, conclui-se que as campanhas de marketing possuem efeito positivo nos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Inacio Maia, Pesquisador UNISOCIESC

Possui Mestrado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário SOCIESC - UNISOCIESC (2017), Graduação em Engenharia Mecânica pela Faculdade Pitágoras (2013) e curso Técnico em Mecânica pela Escola Técnica Tupy (2005). Complementarmente cursos de extensão e aperfeiçoamento profissional.Possui experiência e enfoque na área de Engenharia Mecânica e Produção, com ênfase em Gestão de Negócios, Desenvolvimento de Produtos e Novos Negócios, Marketing Estratégico e Inovação.

Marco Aurelio de Oliveira, Professor e Pesquisador na UNISOCIESC

É engenheiro eletricista (B.Eng., UFSC 1984), mestre em Engenharia Elétrica na área de Eletrônica de Potência e Acionamento Elétrico (M.Eng., UFSC 1987) e doutor em Engenharia de Produção na área de Engenharia de Produto e Processo (Dr.Eng., UFSC 2011). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrônica industrial, sistemas e controles eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas; conversor de frequência, otimização de conteúdo harmônico, filtros ativos e modulação PWM (pulse width modulation). Na área de Engenharia Mecânica tem se dedicado a trabalhos na área de instrumentação, automação da medição (equipamentos e sistemas), otimização de meios e métodos de ensaio de desempenho, confiabilidade em compressores e sistemas de refrigeração, planejamento de experimentos. Na área de Engenharia de Produção atua em reorganização de processos, logística, segurança de produto e gestão de recursos, lidando com aspectos relativos à administração de equipes, métodos e procedimentos, e sistemas de informação. É revisor dos periódicos Expert Systems with Applications (Elsevier), International Journal of Productivity and Performance Management (Emerald), International Journal of Production Research (Taylor & Francis) e Metrology and Measurement Systems (Pan), entre outros. Participou até o momento em mais de 200 bancas de avaliação de trabalhos técnicos científicos a nível de graduação, mestrado e doutorado. Suas maiores áreas de interesse são a modelagem de sistemas, reorganização de processos, organização enxuta (Lean Enterprise), liderança em projetos e gestão do conhecimento.

Andre Hideto Futami, Professor e Pesquisador na UNISOCIESC

Possui graduação em Engenharia de Produção (Mecânica) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - POLI/USP, mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGEP/UFSC e especialização em Administração pela Universidade Federal do Paraná - CEPPAD/UFPR. Possui experiência profissional na área de Desenvolvimento de Novos Produtos e de Projetos de Produtos, tendo trabalhado durante dezoito anos como especialista em desenvolvimento de produtos na área de tecnologia de multinacional do ramo eletro-eletrônico. Possui doutorado em Engenharia de Produto e Processos no PPGEP/UFSC e atualmente faz parte do corpo docente do Mestrado em Engenharia de Produção do Centro Universitário da Sociedade Educacional de Santa Catarina - 

Downloads

Publicado

06-02-2020