REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE CO2 POR MEIO DA LOGÍSTICA COLABORATIVA: UMA ANÁLISE DO TRANSPORTE DE SOJA E FERTILIZANTES NOS PORTOS DE SANTOS E PARANAGUÁ
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v11n4p106-130Palavras-chave:
logística colaborativa, commodities agrícolas, redução na emissão de GEEResumo
A presente pesquisa tem como objetivo investigar a utilização da logística colaborativa entre as operações de exportação de soja e importação de fertilizantes nos principais corredores logísticos do estado de Mato Grosso para os portos de Santos e Paranaguá, visando identificar e analisar os impactos ambientais dessa prática. Para tanto, foram analisados dois cenários, sendo eles: base e ideal. No cenário ideal, toda a carga de fertilizante importado participa da logística colaborativa. Já o cenário base foi definido por meio da aplicação de um questionário junto a 96 motoristas atuantes nos portos estudados. Comparando-se o cenário base com o cenário ideal, observa-se a potencial redução da emissão de CO2 de aproximadamente 4.480.309,03 toneladas durante o ano de 2018.