REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE CO2 POR MEIO DA LOGÍSTICA COLABORATIVA: UMA ANÁLISE DO TRANSPORTE DE SOJA E FERTILIZANTES NOS PORTOS DE SANTOS E PARANAGUÁ

Autores

  • Rodrigo Duarte Soliani Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
  • Murilo Daniel de Mello Innocentini Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)
  • Mariana Coralina do Carmo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v11n4p106-130

Palavras-chave:

logística colaborativa, commodities agrícolas, redução na emissão de GEE

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo investigar a utilização da logística colaborativa entre as operações de exportação de soja e importação de fertilizantes nos principais corredores logísticos do estado de Mato Grosso para os portos de Santos e Paranaguá, visando identificar e analisar os impactos ambientais dessa prática. Para tanto, foram analisados dois cenários, sendo eles: base e ideal. No cenário ideal, toda a carga de fertilizante importado participa da logística colaborativa. Já o cenário base foi definido por meio da aplicação de um questionário junto a 96 motoristas atuantes nos portos estudados. Comparando-se o cenário base com o cenário ideal, observa-se a potencial redução da emissão de CO2 de aproximadamente 4.480.309,03 toneladas durante o ano de 2018.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Duarte Soliani, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
    Engenheiro de Produção, Mestre em Administração e doutorando do Programa de Tecnologia Ambiental da Universidade de Ribeirão Preto.
  • Murilo Daniel de Mello Innocentini, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)
    Graduao em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1991). Concluiu mestrado (1993) e doutorado (1997) em Engenharia Química pela UFSCar com período sanduíche na Universidade de Birmingham, Inglaterra (1996). Realizou pós-doutorado (1998-2003) na área de avaliação de permeabilidade de materiais cerâmicos refratários pelo DEMa/UFSCar. É professor do curso de graduação em Engenharia Química e orientador de mestrado e doutorado em Tecnologia Ambiental na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). 
  • Mariana Coralina do Carmo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2008), mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP - 2011) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2017), na área de Psicologia Educacional - Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior.

Downloads

Publicado

06-02-2020