REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE CO2 POR MEIO DA LOGÍSTICA COLABORATIVA: UMA ANÁLISE DO TRANSPORTE DE SOJA E FERTILIZANTES NOS PORTOS DE SANTOS E PARANAGUÁ

Autores

  • Rodrigo Duarte Soliani Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
  • Murilo Daniel de Mello Innocentini Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)
  • Mariana Coralina do Carmo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v11n4p106-130

Palavras-chave:

logística colaborativa, commodities agrícolas, redução na emissão de GEE

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo investigar a utilização da logística colaborativa entre as operações de exportação de soja e importação de fertilizantes nos principais corredores logísticos do estado de Mato Grosso para os portos de Santos e Paranaguá, visando identificar e analisar os impactos ambientais dessa prática. Para tanto, foram analisados dois cenários, sendo eles: base e ideal. No cenário ideal, toda a carga de fertilizante importado participa da logística colaborativa. Já o cenário base foi definido por meio da aplicação de um questionário junto a 96 motoristas atuantes nos portos estudados. Comparando-se o cenário base com o cenário ideal, observa-se a potencial redução da emissão de CO2 de aproximadamente 4.480.309,03 toneladas durante o ano de 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Duarte Soliani, Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

Engenheiro de Produção, Mestre em Administração e doutorando do Programa de Tecnologia Ambiental da Universidade de Ribeirão Preto.

Murilo Daniel de Mello Innocentini, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

Graduao em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1991). Concluiu mestrado (1993) e doutorado (1997) em Engenharia Química pela UFSCar com período sanduíche na Universidade de Birmingham, Inglaterra (1996). Realizou pós-doutorado (1998-2003) na área de avaliação de permeabilidade de materiais cerâmicos refratários pelo DEMa/UFSCar. É professor do curso de graduação em Engenharia Química e orientador de mestrado e doutorado em Tecnologia Ambiental na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). 

Mariana Coralina do Carmo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2008), mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP - 2011) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2017), na área de Psicologia Educacional - Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior.

Downloads

Publicado

06-02-2020