Fidelização de Clientes: análise das estratégias de marketing de relacionamento em Drogarias.

Autores

  • JANAINA MARIA DE SOUZA UNEMAT
  • VILMA ELIANE MACHADO DE OLIVEIRA UNEMAT
  • LIDIANE DA SILVA SOUZA ANGOLA UNEMAT
  • SAMARA DE CARVALHO PEDRO FEI
  • BRUNO MACHADO MEDEIROS UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n2p36-52

Palavras-chave:

Marketing de relacionamento. Fidelização de clientes. Estratégia. Estudo de Caso.

Resumo

Fidelização de Clientes: análise das estratégias de marketing de relacionamento em Drogarias.

 

Resumo

 

Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias de marketing de relacionamento utilizadas por drogarias de Juara-MT na fidelização de clientes. A pesquisa tem natureza qualitativa, descritiva e exploratória e foi conduzida a partir de um estudo de caso múltiplo. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas, recolha de dados secundários e observação direta. Apesar de os resultados indicarem que os gestores das drogarias em questão terem conhecimento sobre marketing de relacionamento e entenderam a importância dessa estratégia para fidelização de clientes, constatou-se que, nas organizações estudadas, é necessário um maior envolvimento empresarial para a sua execução. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

VILMA ELIANE MACHADO DE OLIVEIRA, UNEMAT

Possui mestrado em administração pela ALFA - Faculdades Alves Farias (2015), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2007) e graduação em Administração em Gestão da Informação - Fasip - Faculdade de Sinop (2005). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO, na área de Administração Financeira e na área Contábil.

LIDIANE DA SILVA SOUZA ANGOLA, UNEMAT

Mestranda em Administração pela FUCAPE BUSINESS SCHOOL. Especialista em Finanças, Auditoria e Controladoria pela UNEB (União Educacional de Brasília). Possui graduação em administração pela UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) (2008). Atualmente é professora na UNEMAT no campus de Tangará da Serra - MT. Trabalha nos Departamentos de Administração e Ciências Contábeis onde orienta Trabalhos de Iniciação Científica /Conclusão de Curso. Disciplinas Ministradas: Fundamentos da Administração; Organização, Sistemas e Métodos; Operações e Serviços; Orçamento Empresarial, Administração Financeira e Estágio. Atualmente é Membro do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho (NECOMT).

SAMARA DE CARVALHO PEDRO, FEI

Doutoranda em Administração pelo Centro Universitário FEI (2019). Mestra em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2019). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Graduada em Administração (2015) e Administração de Recursos Humanos (2013) pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Bolsista FNDE pelo Programa de Educação Tutorial em Administração do Ministério da Educação (2015). Pesquisa nas seguintes redes: Inovação; Inovação e Sustentabilidade; Marketing; Administração da Tecnologia da Informação; Gestão Estratégica de Pessoas

Downloads

Publicado

29-09-2020