A PRODUÇÃO ACADÊMICA EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL ENTRE 1998 E 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n2p90-111

Palavras-chave:

Análise Bibliométrica, Gestão do Conhecimento, Produção Acadêmica,

Resumo

A busca por geração de riquezas nas organizações a nível mundial fez surgir um expoente de pesquisas e trabalhos sobre um novo modelo de capital, o intangível. Dentro desta nova perspectiva encontra-se a gestão do conhecimento, que surge como um tema de pesquisa relevante precisamente a partir do início da década de 1990. O presente estudo tem como objetivo esboçar um panorama geral da produção científica em Gestão do Conhecimento no âmbito nacional entre os anos de 1998 e 2016. Os métodos de análise bibliométrica foram empregados seguindo os princípios e leis desta rica fonte metodológica. As análises dos materiais encontrados apresentou um crescimento da produção nacional quanto ao tema. Ficou evidenciada uma produção constante, sobretudo, entre os anos de 2006 e 2016. Diversos destaques foram possíveis graças a bibliometria aplicada, dentre elas: 159 pesquisadores para o tema, a região sudeste e sul apresentam os estados mais produtivos, bem como detém a maior parte das instituições produtivas, os autores mais citados são internacionais, a metodologia do estudo de caso tem sido a mais aplicada, dentre outras análises. Por fim, conclui-se que o trabalho contribui efetivamente para a compreensão da produção nacional acerca desta temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismael de Mendonça Azevedo, Universidade Potiguar

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2009). MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Potiguar desde (2014). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar. Bolsista PROSUP/CAPES/UnP - Mestrado Acadêmico em Administração (2017/2018). Especializando em Marketing e Comportamento do Consumidor pela Universidade de Araraquara (2018 atual). Professor dos cursos de graduação em Administração, CST em Marketing e CST em Gestão de Recursos Humanos na Universidade Potiguar.

Deborah Martins de Sousa Nolasco, Universidade Potiguar

Formação acadêmica: Bacharel em Administração, formada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB de Vitória da Conquista - BA. MBA em Gestão da Qualidade, pela Universidade Estácio de Sá - UNESA. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Potiguar. Bolsista PROSUP/CAPES - Mestrado Acadêmico em Administração. Professora nos cursos de Assistente de Produção, Assistente de Logística e Inspetor de Análise da Qualidade no SENAI/BA. Professora Validadora da Disciplina Gestão Estratégica Organizacional na Universidade Planalto do Araxá - MG.

Lydia Maria Pinto Brito, Universidade Potiguar

Possui graduação em Serviço Social pela UECE (1974), mestrado em Sociologia (1998) e doutorado em Educação pela UFC Ceará (2004). Professora titular do Curso de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade Potiguar-RN(2006/2019).

Laís Karla da Silva Barreto, Universidade Potiguar

Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou Especialização em Práticas Pedagógicas no Ensino Superior/ Universidade Potiguar e é graduada em Jornalismo, Rádio&TV e Letras pela UFRN.

Manoel Pereira da Rocha Neto, Universidade Potiguar

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio do Grande do Norte; Mestre em Educação/UFRN e Graduação em Comunicação Social/ Jornalismo/UFRN. Atualmente é docente da Escola de Comunicação e Artes (UnP) e do Mestrado Profissional em Administração (MPA/Conceito 04 CAPES). Professor do Mestrado Acadêmico em Administração e colaborador do Doutorado em Administração da UnP (PPGA/UnP).

Downloads

Publicado

29-09-2020