Mensuração da Satisfação em Restaurantes Universitários
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n3p5-25Palavras-chave:
Restaurante Universitário, Alunos, Satisfação.Resumo
No Brasil, universidades buscam oferecer direta ou indiretamente serviços para atender às necessidades dos alunos, tais como: transporte, moradia e alimentação. Em relação à alimentação, é comum que universidades, especialmente as públicas, possuam restaurantes universitários (RU) ou cantinas, independentemente de quem os administra. Mesmo estes ambientes servindo como um suporte ao aluno e estando inclusive dentro dos limites da universidade, poucos trabalhos buscaram medir a qualidade dos serviços prestados pelo RU de sua universidade. Buscando preencher esta lacuna, o presente trabalho objetiva medir a satisfação de alunos em relação ao RU da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Dom Pedrito. Por meio de uma pesquisa exploratória de grupo focal, e posteriormente, uma survey quantitativa com a participação de 160 alunos, foi possível observar que o RU da universidade possui uma avaliação mediana de acordo com a percepção dos alunos. O que mais agradou os alunos foi o fato do RU possuir boa iluminação e limpeza do ambiente e dos banheiros. O que menos agradou foi à falta de um bebedouro e a qualidade do suco oferecido. Por meio de Análise Fatorial Exploratória e posteriormente Confirmatória, percebeu-se que um RU pode ser mensurado por cinco dimensões: alimentação, ambiente, limpeza, tempo, benefícios extras e valor.