QUAL PERCEPÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE APOIO E TÉCNICO DE UMA ESCOLA ESTADUAL EM RONDONÓPOLIS – MT SOBRE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v13n3p2-24

Palavras-chave:

Qualidade de Vida. Setor público. Teoria de Walton (1973).

Resumo

Uma das grandes preocupações do mundo corporativo contemporâneo é a qualidade de vida dos trabalhadores no ambiente laboral. Esta preocupação tem se deslocado também para o setor público, em suas várias categorias de serviços. A educação é um segmento de serviços públicos que merece atenção, sendo objeto de estudo, não apenas os professores, mas também os técnicos e demais profissionais de apoio educacional. Sendo assim, esta investigação se debruça em analisar as percepções dos servidores que ocupam os cargos de apoio administrativo educacional e técnico administrativo educacional qualitativamente, sobre Qualidade de Vida no Trabalho e buscar identificar se há a existência de um programa de QVT dentro da unidade escolar Edith Pereira Barbosa. A teoria de Walton (1973), é a base, que norteia esta pesquisa, o questionário foi elaborado diante das oito dimensões apresentadas pelo autor. Os resultados apresentados foram em parte divididos entre as opiniões positivas e negativas a partir da percepção da teoria utilizada. 

Uma das grandes preocupações do mundo corporativo contemporâneo é a qualidade de vida dos trabalhadores no ambiente laboral. Esta preocupação tem se deslocado também para o setor público, em suas várias categorias de serviços. A educação é um segmento de serviços públicos que merece atenção, sendo objeto de estudo, não apenas os professores, mas também os técnicos e demais profissionais de apoio educacional. Sendo assim, esta investigação se debruça em analisar as percepções dos servidores que ocupam os cargos de apoio administrativo educacional e técnico administrativo educacional qualitativamente, sobre Qualidade de Vida no Trabalho e buscar identificar se há a existência de um programa de QVT dentro da unidade escolar Edith Pereira Barbosa. A teoria de Walton (1973), é a base, que norteia esta pesquisa, o questionário foi elaborado diante das oito dimensões apresentadas pelo autor. Os resultados apresentados foram em parte divididos entre as opiniões positivas e negativas a partir da percepção da teoria utilizada.

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Biografia do Autor

Amanda Paula Lima Borges, Universidade Federal do Mato Grosso

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Mato Grosso.

Edir Vilmar Henig, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Território, Risco e Políticas Públicas pela Universidade de Coimbra (Portugal) - Título de doutorado reconhecido pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Desenvolveu estágio doutoral junto ao Istituto di Diritto Agrario Internazionale e Comparato (Firenze - Itália). Mestre em Politica Social pela Universidade Federal de Mato Grosso. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e graduação em Ciências Contábeis - Faculdades UNICEN (2011). 

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Publicado

20-02-2022