MÉTODOS DE CUSTEIO: CARACTERÍSTICAS DE SUA ADOÇÃO EM INDÚSTRIAS DE DOIS MUNICÍPIOS PARAIBANOS

Autores

  • Kamila Lima da Silva Engeselt Engenharia
  • Vera Lúcia Cruz Universidade Federal da Paraíba
  • Geisa Cassiana Paulino da Silva Faculdades Integradas do Brasil - Unifuturo
  • Luiz Antonio Felix Júnior Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e Universidade Potiguar (PPGA/UnP) http://orcid.org/0000-0001-7427-6673
  • Luciana Gondim de Almeida Guimarães Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA/UNP). http://orcid.org/0000-0002-6765-6843

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v13n2p3-21

Resumo

Esta pesquisa objetivou apresentar quais são os métodos de custeio utilizados por indústrias que estão localizadas nos municípios paraibanos, Bayeux e Santa Rita. Foi realizada uma pesquisa descritiva e de levantamento com aplicação de um questionário para coleta dos dados. O estudo concluiu que, 28,6% das indústrias pesquisadas utilizam métodos de custeio, sendo os métodos tradicionais os mais utilizados. As maiores limitações para uso dos métodos são: custo de implantação, falta de profissional que desenvolva essa atividade, falta de conhecimento para aplicação e que essa implantação não é vista como investimento, mas como um custo. Dessa forma, evidencia-se que o auxílio de profissionais contábeis capacitados poderia melhorar essa visão e permitir um maior desenvolvimento das empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamila Lima da Silva, Engeselt Engenharia

Bacharel em Ciências Contábeis e Gerente da Engeselt Engenharia.

Vera Lúcia Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Professora dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais da Universidade Federal da Paraíba - Campus I. Doutora em Administração pela Universidade Potiguar integrante da Rede Laureate International Universities no RN, possui Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco e Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco. Coordena o Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da UFPB (CONCICAT), tem experiência na área contábil e de auditoria, atuando como pesquisadora nos seguintes temas: contabilidade atuarial, informação gerencial para tomada de decisão, controle interno e auditoria.

Geisa Cassiana Paulino da Silva, Faculdades Integradas do Brasil - Unifuturo

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis ( PPGCC-UFPB), Professora de Contabilidade na Faculdade Unifuturo, Consultora Financeira e Estratégica da HOFA Smart Advisory. Foi Professora Substituta do Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC) da UFPB , atuou como Gerente da Gerência Executiva de Projetos de Desenvolvimento Econômicos do Empreender - PB e analista de crédito para micro e pequenas empresas também no Empreender PB. foi monitora da disciplina contabilidade I durante os períodos de 2012.2 a 2013.1, tempo em que também participou como voluntária do Projeto de extensão intitulado A Utilização da Contabilidade de Custos no Processo de Tomada de Decisão Coordenado pela Prof. Ms Vera Lúcia. Foi monitora da disciplina contabilidade III durante os períodos de 2013.2 e 2014.1 .Medalhista de ouro na I Olimpíada Interna de Contabilidade da UFPB ( Universidade Federal da Paraíba), também foi medalha de ouro na I Olimpíada Brasileira de Contabilidade. Foi Bolsista do projeto de pesquisa intitulado Análise das características institucionais das empresas familiares brasileiras que foi coordenado pelo Professor Edilson Paulo, durante os períodos de 2014.2 2015.1.

Luiz Antonio Felix Júnior, Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e Universidade Potiguar (PPGA/UnP)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2014), especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Senac (2015) e mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atualmente é Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Alagoas (IFAL - Campus Benedito Bentes), editor da área de contabilidade e finanças da Revista Gestão e Organizações (ReGOr/IFPB), editor da área de contabilidade, finanças e administração pública da Revista Principia (Principia/IFPB), membro do Conselho Editorial da Revista Conhecimento Contábil (RCC/UERN/UFERSA), revisor de periódicos, eventos, agência de fomento e líder do Núcleo de Estudos sobre Organizações, Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Qualidade (NeoGetq/CNPq/IFAL). Desenvolve estudo de Doutoramento em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA/UnP) no qual é bolsista do Novo Programa de Formação Doutoral Docente (PRODOUTORAL/CAPES/IFAL edital nº 08/2018).

Luciana Gondim de Almeida Guimarães, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA/UNP).

Realizou Pós-Doutorado no Centre interuniversitaire de recherche sur les réseaux dentreprise, la logistique et le transport (CIRRELT) na Université Laval em Quebec - Canadá, sob a supervisão do Prof. Ph.D. Leandro Callegari Coelho. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestra em Logística e Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Ceará e Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Potiguar (PPGA/UNP) e Professora Visitante no Departamento de Management na Université Laval. Editora-chefe na Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (RAUnP).

Downloads

Publicado

13-11-2021