CULTURA ORGANIZACIONAL E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS: um panorama sobre os estudos publicados entre 2007 a 2017 no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n3p26-45

Palavras-chave:

Revisão Sistemática, Organizações públicas, Produção científica

Resumo

A formação do povo brasileiro compõe-se por diferentes características culturais e por diversos povos. O objetivo geral dessa pesquisa é investigar a produção científica sobre cultura organizacional brasileira no período de 2007 a 2017, assim como, conceituar e compreender o conceito de cultura organizacional, a partir de um levantamento das pesquisas. Trata-se, portanto, de uma revisão sistemática da literatura, de natureza exploratória e descritiva de cunho qualitativo, a partir de consultas aos portais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), a Revista Brasileira de Administração Científica (RBADM), a Revista Brasileira de Administração Pública (RAP) e ainda a base de dados da Scielo. Como resultados da pesquisa, destaca-se a baixa produção da temática nos últimos dez anos (2007 a 2017). No que se refere à produção por região, percebe-se uma centralidade de pesquisas e estudos publicados na região sudeste, mais notadamente na cidade do Rio de Janeiro, seguido por São Paulo. Desse modo, observa-se que a temática ainda carece de estudos e aprofundamento nas análises, apesar de encontradas pesquisas realizadas em nível municipal, federal e estadual, com a utilização de variadas metodologias nestes estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Gustavo Freire da Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutorando em Administração (2019) pela Universidade Potiguar (UnP), Mestre em Desenvolvimento Regional (2016) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Especialista em Gestão Pública (2015) pela Faculdade Internacional Signorelli (FISIG), Graduado em Gestão Pública (2014) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Participa dos grupos de pesquisa "Instituições, Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável","Gestão de Cidades e Desenvolvimento Urbano" e "Grupo Inovação, Tecnologia e Pesquisa na Paraíba (GiTecPB)". Atua nas áreas de Instituições Políticas; Gestão Pública; Desenvolvimento Regional; Políticas Públicas; Sustentabilidade; e Meio Ambiente. É professor efetivo na Universidade Federal de Campina Grande, área de Administração Pública, no campus de Sumé - PB, exercendo funções administrativas e desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tendo atuado, entre 2015 a 2017, como técnico-administrativo do quadro permanente de pessoal do CDSA/UFCG, no setor de Coordenação de Projetos e Modernização Administrativa - CPMA.

Isleno Michel de Sousa Santos, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (2015). É especialista em Gestão das Políticas Públicas, pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2017). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração.

Laís Karla da Silva Barreto, Universidade Potiguar - UnP

Possui Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou Especialização em Práticas Pedagógicas no Ensino Superior/ Universidade Potiguar e é graduada em Jornalismo, Rádio&TV e Letras pela UFRN. Participa dos grupos de pesquisa "Comunicação e Processos de Significação" e "Gestão Estratégica de Negócios: gestão com pessoas", cadastrados no CNPq. Integra o quadro docente do Programa de Pós-graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) / da Universidade Potiguar (conceito 4) na linha de pesquisa "Estratégia de negócios"; também é vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/CE na linha de pesquisa "Currículo, formação profissional e processos de ensino", é colaboradora do Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do trabalho da UnP desenvolvendo estudos na linha de pesquisa "Comportamento do Consumidor" e atua no suporte de pesquisa da Faculdade Vale do Salgado. Também ministra treinamentos no IEL/RN. Atuou como editora da Revista Connexio- ISSN 2236-8760. Tem publicações (artigos, livro, capítulos de livros) por editoras nacionais e internacionais. Leciona no ensino superior, exerce atividades administrativas e de pesquisa. Apresenta expertise nas áreas de Comunicação, Gestão, Empreendedorismo e Educação. Integra o Banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASIS - INEP/MEC.

Luiz Antonio Felix Junior, Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Benedito Bentes

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2014), especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Senac (2015) e mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atualmente é Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Alagoas (IFAL - Campus Benedito Bentes), editor da área de contabilidade e finanças da Revista Gestão e Organizações (ReGOr/IFPB), editor da área de contabilidade, finanças e administração pública da Revista Principia (Principia/IFPB), membro do Conselho Editorial da Revista Conhecimento Contábil (RCC/UERN/UFERSA), revisor de periódicos, eventos, agência de fomento e líder do Núcleo de Estudos sobre Organizações, Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Qualidade (NeoGetq/CNPq/IFAL). Desenvolve estudo de Doutoramento em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA/UnP) no qual é bolsista do Novo Programa de Formação Doutoral Docente (PRODOUTORAL/CAPES/IFAL edital nº 08/2018). Desenvolve pesquisas em administra pública e contabilidade, tendo como temas de interesse: governança pública inteligente; participação social: controle social, engajamento do cidadão e comunicação; governo aberto; governo digital; colaboração, participação e parceria; cidades inteligentes; valor público; educação financeira, finanças comportamentais e divulgação da informação contábil. Contato: luiz.felix@ifal.edu.br.

Alex Bruno Ferreira Marques do Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutor e Mestre em Administração (UFRN); graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Piauí (2008), Professor da Universidade Federal de Campina Grande - Curso Superior de Tec. em Gestão Pública. Tutor da Account - Empresa Júnior de Gestão Pública. Interesse de pesquisa em: Ação Coletiva; Relações Intergovernamentais; Políticas Públicas; Consórcios Públicos; Inovação no setor Público; Regiões Metropolitanas.

Luiz Antonio Coelho da Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutor em Ciências Sociais com Área de Concentração em Politica, Desenvolvimento e Sociedade (UFRN) e tese na área de Economia Solidária e Autogestão (ECONOMIA DO TRABALHO). Graduado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Estadual da Paraíba (2001) e em ECONOMIA pela Universidade Federal de Campina Grande (2002), Mestre em ECONOMIA DO TRABALHO pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Possui Especialização em Economia Solidária e Autogestão da UFCG e Especialização em Gestão Pública pela UEPB. Atualmente é Professor Adjunto III no Campus de Sumé CDSA/UFCG na área de CIENCIAS CONTÁBEIS. Foi Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) e lecionando a disciplina Finanças Públicas e Gestão Orçamentária. Leciona (ou) no Curso de Gestão Pública e Agroecologia do CDSA. Revisor da Revista Inter Legere - Revista de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Tem experiência na área de Gestão Pública e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas:economia geral e economia solidária, gestão pública, contabilidade pública e gerencial, orçamento público e democrático, políticas públicas E terceiro setor. Leciona (ou) as disciplinas: Fundamentos de Economia, Controles Internos e Externos da Gestão Pública, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos Públicos, Economia I e II, Administração Estratégica,Gestão democrática, Gestão do Terceiro Setor, Gestão de empreendimentos solidários, Autogestão e Economia Solidária, Estágio Supervisionado, Contabilidade Ambiental, Associativismo e Cooperativismo, Metodologia Científica, Ciência Política, Metodologia Científica, Projeto de pesquisa, Marketing Político e Eleitoral, Gestão de Pessoas na Administração Pública. É avaliador de revistas científicas, como a Inter-Legere (Ciências Sociais) da UFRN. Ministra mini-cursos e executa projetos na área de Empreendedorismo, Associativismo, Auditoria Governamental e Mercado de Trabalho. Também foi Professor da Graduação em Administração Pública do IFPB como bolsista, Especialização em Gestão Pública Municipal da UFPB como bolsista e da Especialização da UFCG em Educação de Jovens e Adultos, com ênfase em Economia Solidária para o Semiárido, em disciplinas ligadas a Administração Pública e a economia solidária e autogestão. Foi assessor de Pesquisa e Extensão do Campus CDSA/UFCG. Foi coordenador de TCC de Gestão Pública por 09 anos. Atualmente é TUTOR DO Programa PET (Programa de Educação Tutorial) do PET - Gestão pública, política e cidadania (curso de Ciências sociais, Educação do campo e Gestão pública) do CDSA-UFCG. Contato Email: luidd@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

31-01-2021