Manual para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: projeto, monografia, dissertação e artigo

Autores

  • Osmar Siena Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Porto Velho/RO
  • Clésia Maria de Oliveira Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Porto Velho/RO
  • Aurineide Alves Braga Universidade Federal de Rondônia como criar loja - UNIR. Porto Velho/RO

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n1p172-320

Palavras-chave:

Trabalho Acadêmico. Trabalho Científico. Normas ABNT. Estilo APA

Resumo

Um trabalho científico exige uma estrutura bem definida que integre as partes que o compõe, bem como o correto uso dos padrões da norma científica adotada. Neste sentido, o objetivo deste Manual é apresentar e discutir os tipos, a estrutura e as normas de elaboração e formatação de trabalhos acadêmicos com base nas orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). De forma complementar traz uma síntese das normas da sétima edição do Manual de Publicação da American Psychological Association (APA). A elaboração de trabalhos acadêmicos requer o desenvolvimento de competências teóricas e habilidades técnicas, bem como a observância de aspectos essenciais no que diz respeito a estruturação. Os assuntos discutidos neste Manual focam nos trabalhos mais comuns na vida acadêmica e visam oferecer subsídios à produção escrita, considerando que entre as finalidades da graduação e pós-graduação está o domínio das técnicas da produção científica. Durante várias décadas, a forma de organização e apresentação de trabalhos acadêmicos ou científicos no Brasil foi caracterizada por uma variedade de orientações de diversas fontes: normas de publicações científicas internacionais, comitês ou conselhos de áreas específicas, dados do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD) e orientações da ABNT.  De modo semelhante algumas instituições acadêmicas e periódicos, em função de suas autonomias, exigem normas específicas para publicação de trabalhos acadêmicos, embora haja uma tendência cada vez maior em uniformizar os procedimentos seguindo as orientações da ABNT. A dispersão causa certos dissabores para orientandos e orientadores. Não são poucos os estudantes e profissionais que, mesmo tendo um trabalho nas mãos, encontram dificuldades em prepará-lo adequadamente para submissão a uma banca examinadora ou periódico científico. Neste sentido uma das contribuições deste Manual consiste em reunir as principais orientações da ABNT, edições atualizadas, em único documento, além de contemplar a discussão sobre os tipos de trabalho acadêmico, seus elementos e características.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmar Siena, Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Porto Velho/RO

Graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1980), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Tem experiência na área de Gestão Acadêmica e Administrativa, tendo exercido as Funções de Pró-Reitor de Graduação, Pró-Reitor de Planejamento e Reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente é professor Associado da UNIR, atuando como docente e pesquiador do Curso de Graduação e de Mestrado em Administração, linha de pesquisa Gestão do Agronegócio e Sustentabilidade. Na Pesquisa desenvolve projetos nos seguintes temas: gestão de organizações acadêmicas, desenvolvimento sustentável - indicadores de sustentabilidade; cadeia-redes de produtos da floresta e produtos agroecológicos.

Curriculo Lattes

Clésia Maria de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Porto Velho/RO

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Administração (2009) pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).  É professora Adjunta da UNIR, Brasil, desde 2010, atuando no Curso de Graduação em Administração, no Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) e na Pós-graduação em Gestão Pública da UAB-UNIR.

Aurineide Alves Braga, Universidade Federal de Rondônia como criar loja - UNIR. Porto Velho/RO

Doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto - Portugal. Mestre em Administração (2012) pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialista em Gestão Empresarial (2001) pela Universidade Cândido Mendes. É professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação/Biblioteconomia - Curso Biblioteconomia - da UNIR

Downloads

Publicado

30-05-2020

Edição

Seção

Técnico-Tecnológico