RONDÔNIA: CRIME FLORESTAL EM NÚMEROS (2013-2018)

Autores

  • Julio Cesar de Souza Ferreira Universidade Federal de Rondônia. Mestrado Profissional de Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça.
  • Carolina Yukari Veludo Watanabe Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n1p321-376

Palavras-chave:

Crimes ambientais, Crimes Florestais, Amazônia, Desflorestamento, Desenvolvimento da Justiça

Resumo

A Amazônia é hoje a maior cobertura florestal tropical do planeta e sua preservação é tema debatido nos maiores e mais importantes foros da comunidade internacional. Infelizmente a devastação da Amazônia tem aumentado nos últimos anos, principalmente devido a ação criminosa de grupos que a exploram ilegalmente. A falta de dados sobre estes crimes impede que políticas públicas eficientes de combate ao crime florestal sejam elaboradas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi realizar um diagnóstico quanto ao crime florestal em Rondônia para suporte ao desenvolvimento de políticas públicas e desenvolvimento da justiça. O estado de Rondônia é relevante neste cenário, já que está totalmente incluído no arco de desmatamento. Como metodologia, foi realizada pesquisa quantitativa e qualitativa acerca dos crimes contra a flora dentro do estado de Rondônia, apresentando números de ocorrências por localidade e ano, bem como comparando os registros com as demais fases de persecução criminal, demonstrando a ação dos diferentes órgãos de fiscalização e repressão. Os procedimentos técnicos adotados foram a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Para tal, foram coletados dados constantes de documentos oficiais, especialmente de (i) registros de ocorrência policiais sobre crimes contra a flora, no período entre 2013 e 2018 no estado de Rondônia e (ii) dados estatísticos de ações penais e inquéritos policiais em tramitação. Como resultado, tem-se os dados sobre a ineficiência do estado no trato com a questão dos crimes florestais, desde o baixo índice de elucidação até a baixa punição e consequente aumento desse tipo de delito. Os resultados obtidos poderão subsidiar políticas públicas para melhor enfrentamento do desflorestamento na região, reduzindo consequentemente o desmatamento na Amazônia legal. Este trabalho é resultado de pesquisa científica realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça da Universidade Federal de Rondônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar de Souza Ferreira, Universidade Federal de Rondônia. Mestrado Profissional de Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça.

Delegado de Polícia Civil do Estado de Rondônia desde 2011. Experiência preponderante em investigação de Organizações Criminosas, Cibercrimes, Crimes Ambientais, Lavagem de Capitais, Tráfico de Drogas. Possui graduação em DIREITO pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (2011). Mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Foi servidor do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (2008-2011) e do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (2007-2008). Professor de Cursos Preparatórios para concursos. Instrutor da Academia de Polícia Civil do Estado de Rondônia.

Carolina Yukari Veludo Watanabe, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Ciência de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP). Professora na Universidade Federal de Rondônia, no Departamento Acadêmico de Ciências da Computação. Na graduação atua nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências da Computação, e na pós-graduação nos Programas de Mestrado em Administração (PPGA/UNIR) e Mestrado Profissional em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS/UNIR). Atua na construção de bases de dados para apoio ao desenvolvimento de políticas públicas, estudos sobre impacto do uso de tecnologia, desenvolvimento de técnicas de inteligência artificial e machine learning.

Downloads

Publicado

30-05-2020

Edição

Seção

Técnico-Tecnológico