PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E AS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA GRADUANDOS

Autores

  • TATIANE SILVA TAVARES MAIA Universidade Federal da Fronteira Sul http://orcid.org/0000-0002-1832-4519
  • Mateus Piloni Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fabrício Simplício MAIA Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v13n3p56-77

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Aprendizagem, Potencialidades e Desafios.

Resumo

Este estudo visou analisar a percepção de bolsistas quanto aos desafios e oportunidades encontrados em um programa de iniciação científica de uma instituição de ensino superior do Oeste de Santa Catarina. Foi adotada abordagem metodológica descritiva e exploratória, baseada em métodos qualitativos. Os dados foram coletados a partir da técnica de grupo focal, aplicada junto a oito bolsistas. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo, conforme as recomendações de Bardin (2016). Os resultados permitiram constatar que há variadas oportunidades para o estudante inserido na iniciação científica, as quais alavancaram tanto sua carreira profissional como acadêmica. Evidenciou-se que as oportunidades também se originam dos desafios enfrentados no cotidiano do bolsista.  

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Biografia do Autor

TATIANE SILVA TAVARES MAIA, Universidade Federal da Fronteira Sul

professora adjunta II na Faculdade de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS);

Mateus Piloni, Universidade Federal da Fronteira Sul

ADMINISTRADOR , GRADUADO NA Universidade Federal da Fronteira Sul

Fabrício Simplício MAIA, Universidade Federal da Fronteira Sul

professor adjuntO II na Faculdade de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS);

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Publicado

20-02-2022