PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E AS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA GRADUANDOS
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v13n3p56-77Palavras-chave:
Iniciação Científica, Aprendizagem, Potencialidades e Desafios.Resumo
Este estudo visou analisar a percepção de bolsistas quanto aos desafios e oportunidades encontrados em um programa de iniciação científica de uma instituição de ensino superior do Oeste de Santa Catarina. Foi adotada abordagem metodológica descritiva e exploratória, baseada em métodos qualitativos. Os dados foram coletados a partir da técnica de grupo focal, aplicada junto a oito bolsistas. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo, conforme as recomendações de Bardin (2016). Os resultados permitiram constatar que há variadas oportunidades para o estudante inserido na iniciação científica, as quais alavancaram tanto sua carreira profissional como acadêmica. Evidenciou-se que as oportunidades também se originam dos desafios enfrentados no cotidiano do bolsista.