MAPEAMENTO DE PROCESSOS NAS COORDENAÇÕES DE CURSO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • José Leonir Cardoso Pôrto Universidade Federal de Santa Maria
  • Gilnei Luiz de Moura Universidade Federal de Santa Maria
  • Andressa Hennig Silva Universidade Federal do Pampa
  • Kálien Alves Klimeck Universidade Federal de Santa Maria
  • Tatiane de Andrade Neves Hörbe Universidade Federal de Santa Maria
  • Laércio André Gassen Balsan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n2p138-151

Resumo

Os entraves provocados pelo aparato burocrático ocasionam um baixo nível de eficiência organizacional. Nesse sentido, o trabalho de mapeamento dos processos pode produzir um ambiente de maior agilidade às atividades e, consequentemente, melhoria do serviço prestado. Inserido nesse contexto, este estudo teve por objetivo mapear os processos existentes nas coordenações de curso de graduação de uma Universidade Pública a partir da percepção dos servidores sobre os processos administrativos e acadêmicos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa ação, na qual o pesquisador se envolveu com a realidade investigada de maneira cooperativa e participativa. O estudo valida os processos existentes em coordenações de cursos de graduação e também apresenta as percepções dos servidores sobre a importância dos processos.

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Biografia do Autor

José Leonir Cardoso Pôrto, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Gestão de Organizações Públicas

Gilnei Luiz de Moura, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração

Andressa Hennig Silva, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Administração

Kálien Alves Klimeck, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração

Tatiane de Andrade Neves Hörbe, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração

Laércio André Gassen Balsan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração

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Publicado

29-09-2020