DIAGNÓSTICO DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS

Autores

  • Bruno Inácio da Maia UNISOCIESC
  • Andre Hideto Futami Professo e pesquisador UNISOCIESC
  • Marco Aurelio de Oliveira Professo e como montar loja pesquisador UNISOCIESC

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v13n1p96119

Palavras-chave:

Avaliação das Competências Organizacionais, Competências Organizacionais, Avaliação Organizacional, , Estratégia Organizacional, Técnica Gerencial

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de diagnóstico para a avaliação das competências organizacionais. São abordados os diferentes tipos de competências e modelos de avaliação organizacional constantes na literatura, com base nesses modelos é feito uma nova proposta de modelo de avaliação das competências organizacionais. Este modelo é aplicado em uma empresa de grande porte para a validação da teoria e avaliação da pesquisa, para o levantamento de dados utilizou-se um questionário como ferramenta de pesquisa.  Após a aplicação do questionário foram utilizados métodos estatísticos como: médias, desvios padrões e o modelo de correlação de Cohen.  Os resultados são analisados com o suporte de inferências estatísticas e pode-se afirmar que a técnica apresenta os resultados condizentes com a situação atual da organização.

Biografia do Autor

  • Bruno Inácio da Maia, UNISOCIESC

    Técnico em Mecânica

    Engenheiro Mecânico

    Mestrado em Engenharia de Produção

    Atuando diretamente por mais de 10 anos em nivel de gestão: Gestão de Negócios, Novos Negócios, Engenharia de Produtos, Inovação, Desenvolvimento de Produtos, Marketing Estratégico, Estratégias de Vendas e Táticas Comeciais.

  • Andre Hideto Futami, Professo e pesquisador UNISOCIESC
    Possui graduação em Engenharia de Produção (Mecânica) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - POLI/USP, mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGEP/UFSC e especialização em Administração pela Universidade Federal do Paraná - CEPPAD/UFPR. Possui experiência profissional na área de Desenvolvimento de Novos Produtos e de Projetos de Produtos, tendo trabalhado durante dezoito anos como especialista em desenvolvimento de produtos na área de tecnologia de multinacional do ramo eletro-eletrônico. Possui doutorado em Engenharia de Produto e Processos no PPGEP/UFSC e faz parte do corpo docente do curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção do Centro Universitário Sociesc - UNISOCIESC.
  • Marco Aurelio de Oliveira, Professo e como montar loja pesquisador UNISOCIESC
    É engenheiro eletricista (B.Eng., UFSC 1984), mestre em Engenharia Elétrica na área de Eletrônica de Potência e Acionamento Elétrico (M.Eng., UFSC 1987) e doutor em Engenharia de Produção na área de Engenharia de Produto e Processo (Dr.Eng., UFSC 2011). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrônica industrial, sistemas e controles eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas; conversor de frequência, otimização de conteúdo harmônico, filtros ativos e modulação PWM (pulse width modulation). Na área de Engenharia Mecânica tem se dedicado a trabalhos na área de instrumentação, automação da medição (equipamentos e sistemas), otimização de meios e métodos de ensaio de desempenho, confiabilidade em compressores e sistemas de refrigeração, planejamento de experimentos. Na área de Engenharia de Produção atua em reorganização de processos, logística, segurança de produto e gestão de recursos, lidando com aspectos relativos à administração de equipes, métodos e procedimentos, e sistemas de informação. É revisor dos periódicos Expert Systems with Applications (Elsevier), Journal of Experimental & Theoretical Artificial Intelligence (Taylor & Francis), International Journal of Productivity and Performance Management (Emerald), International Journal of Production Research (Taylor & Francis) e Metrology and Measurement Systems (Pan), entre outros. Participou até o momento em mais de 200 bancas de avaliação de trabalhos técnicos científicos a nível de graduação, mestrado e doutorado. Suas maiores áreas de interesse são a modelagem de sistemas, reorganização de processos, organização enxuta (Lean Enterprise), liderança em projetos e gestão do conhecimento.

Downloads

Publicado

01-06-2021