PRESENÇA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n3p72-96Palavras-chave:
Inteligência Artificial. Projetos Pedagógicos de Curso. Administração.Resumo
A Inteligência Artificial é um evento contemporâneo que afeta todos os setores da sociedade. Nesse sentido, o presente estudo exploratório-descritivo propôs-se a realizar a análise de conteúdo de projetos pedagógicos de cursos de Bacharelado em Administração em vigência no Brasil. Foram selecionados 35% dos cursos dentre os que obtiveram nota 5 no ENADE 2018. A partir dos dados coletados, obteve-se um quadro de análise definitivo que identificou que todas as instituições atendem a proposta tradicional de conteúdos expressa no campo “Estudos Quantitativos e suas Tecnologias” da Resolução CNE/CES nº 04/20005. Apenas 28,57% delas já adaptaram seus currículos, incluindo disciplinas relacionadas à Inteligência Artificial. O estudo conclui que os Projetos Pedagógicos de Curso devem organizar a incorporação de seis blocos de conhecimentos, para a adequada cobertura da demanda de conhecimentos: Matemática, Estatística, Ciência de Dados, Business Technology, Teoria da Decisão, Teoria dos Jogos, Programação e Inteligência Artificial.