PRESENÇA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE

Autores

  • Mara Luiza Gonçalves Freitas Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul/Centro Universitário Leonardo da Vinci. Pesquisadora voluntária vinculada à Secretaria Nacional de Política sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n3p72-96

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Projetos Pedagógicos de Curso. Administração.

Resumo

A Inteligência Artificial é um evento contemporâneo que afeta todos os setores da sociedade. Nesse sentido, o presente estudo exploratório-descritivo propôs-se a realizar a análise de conteúdo de projetos pedagógicos de cursos de Bacharelado em Administração em vigência no Brasil. Foram selecionados 35% dos cursos dentre os que obtiveram nota 5 no ENADE 2018. A partir dos dados coletados, obteve-se um quadro de análise definitivo que identificou que todas as instituições atendem a proposta tradicional de conteúdos expressa no campo “Estudos Quantitativos e suas Tecnologias” da Resolução CNE/CES nº 04/20005. Apenas 28,57% delas já adaptaram seus currículos, incluindo disciplinas relacionadas à Inteligência Artificial. O estudo conclui que os Projetos Pedagógicos de Curso devem organizar a incorporação de seis blocos de conhecimentos, para a adequada cobertura da demanda de conhecimentos: Matemática, Estatística, Ciência de Dados, Business Technology, Teoria da Decisão, Teoria dos Jogos, Programação e Inteligência Artificial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Luiza Gonçalves Freitas, Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul/Centro Universitário Leonardo da Vinci. Pesquisadora voluntária vinculada à Secretaria Nacional de Política sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Professora universitária na área de administração. Tem 13 anos de experiência no ensino superior, 10.112 horas de sala de aula (calculadas por meio da soma da carga horária das disciplinas ministradas), tendo respondido pelo treinamento de 5.144 alunos (soma do total dos discentes inscritos em diários de classe por disciplina ministrada).  Possui, ainda, experiência vivencial em distintas regiões do território nacional, dentre as quais se incluem algumas regiões limítrofes da fronteira seca e algumas cidades-irmãs de alguns de países vizinhos, o que lhe permite uma visão única e transversal tanto dos negócios quanto da cultura brasileira e os impactos de suas interfaces. 

Downloads

Publicado

31-01-2021