OS DESAFIOS E DESCOBERTAS DA MODELAGEM DE NEGÓCIOS: UM CASO PARA ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n3p178-194Palavras-chave:
Modelagem de Negócios, Plataforma, Proposta de Valor, CANVAS.Resumo
Joana, Pedro e Rafael são estudantes de pós-graduação em Administração de uma universidade. Ao cursarem uma disciplina de modelo de negócios, o professor propõe à turma uma nova experiência: “o sair da sala de aula” para compreender como a modelagem de negócios ocorre na prática. Inicialmente, a equipe teve que elaborar o planejamento para a criação de um novo negócio, que se baseava em conversas com os possíveis consumidores. A concepção inicial do negócio consistia em um aplicativo para a interação de pais, filhos e escolas, porém um desafio surgiu, e a proposta de valor foi alterada, colocando em discussão a capacidade dos empreendedores em adequar o seu modelo de negócio. Por último, a equipe empreendedora foi surpreendida como um dilema que poderia alterar novamente seus planos: será possível que o novo negócio dos alunos possa se transformar em uma nova plataforma de negócios?