OS DESAFIOS E DESCOBERTAS DA MODELAGEM DE NEGÓCIOS: UM CASO PARA ENSINO

Autores

  • Rita de Cassia Arantes Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Marcos Giovane da Silva Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Juliana de Oliveira Becheri Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Joel Yutaka Sugano Universidade Federal de Lavras (UFLA)

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n3p178-194

Palavras-chave:

Modelagem de Negócios, Plataforma, Proposta de Valor, CANVAS.

Resumo

Joana, Pedro e Rafael são estudantes de pós-graduação em Administração de uma universidade. Ao cursarem uma disciplina de modelo de negócios, o professor propõe à turma uma nova experiência: “o sair da sala de aula” para compreender como a modelagem de negócios ocorre na prática. Inicialmente, a equipe teve que elaborar o planejamento para a criação de um novo negócio, que se baseava em conversas com os possíveis consumidores. A concepção inicial do negócio consistia em um aplicativo para a interação de pais, filhos e escolas, porém um desafio surgiu, e a proposta de valor foi alterada, colocando em discussão a capacidade dos empreendedores em adequar o seu modelo de negócio. Por último, a equipe empreendedora foi surpreendida como um dilema que poderia alterar novamente seus planos: será possível que o novo negócio dos alunos possa se transformar em uma nova plataforma de negócios?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Arantes, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras-MG; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras-MG (2019); Graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (2016).

Marcos Giovane da Silva, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestrando em Marketing, com ênfase em comportamento do consumidor, pela Universidade Federal de Lavras-UFLA. Experiência profissional e gerencial nas áreas de Estratégia, Logística, Vendas e Marketing. Pós graduado em Logística Empresarial e MBA em Gestão estratégica de Marketing. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de São João del-Rei-UFSJ.

Juliana de Oliveira Becheri, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduada em Administração pela FAI—Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação; Mestranda em Administração no Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras; Pesquisadora (Capes).

Joel Yutaka Sugano, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1996), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1999), doutorado em Doctoral Program in Japanese Economy and Business - Osaka University (2005) e pós-doutorado pela Wageningen University - The Netherlands. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Lavras.

Downloads

Publicado

31-01-2021