Impacto da adoção tecnológica na piscicultura do Amazonas: uma análise comparativa através do sistema avaliação de impactos socioambientais de inovações tecnológicas agropecuárias (Ambitec) no município de Presidente Figueiredo, AM

Autores

  • Lindomar de Jesus de Sousa Silva Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ocidental
  • Gilmar Antonio Meneghetti Embrapa Amazônia Ocidental
  • José Olenilson Costa Pinheiro Embrapa Amazônia Ocidental
  • Alessandro Carvalho dos Santos Embrapa Amazônia Ociental

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v13n1p67-95

Palavras-chave:

Adoção de Tecnologia. Impacto. Inovação. Piscicultores

Resumo

O artigo analisa o nível de adoção da tecnologia de dois grupos de piscicultores do município de Presidente Figueiredo, AM, com diferentes níveis e condições de produção, objetivando identificar os impactos da tecnologia preconizada pela pesquisa, assim como analisar os fatores que limitam a sua adoção. Com esse propósito o artigo faz uma análise de caso, abrangendo dez unidades de produção que criam peixes com a tecnologia de “Criação de tambaqui em tanque escavado” preconizada pela Embrapa. A pesquisa mensura o nível de adoção tecnológica, tendo como parâmetro os critérios de impactos e coeficientes de Avaliação. O estudo concluiu que a adoção de tecnologia tem um impacto forte sobre a questão ambiental e socioeconômica dos produtores de peixe. Mostra que a insuficiência de políticas de publicas  e a dificuldade de acesso a mercados dificultam a adoção de tecnologias. Também mostra que a tecnologia reduz a pressão sobre o ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lindomar de Jesus de Sousa Silva, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ocidental

Formado em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política (2003), com mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (2007), ambos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (2014), também pela UFPA. Atualmente, trabalha como pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA. Tem realizado pesquisas nas quais aborda implicações econômicas, sociais, políticas, culturas e espaciais de grandes projetos, conversão de recursos naturais em mercadorias, impactos das políticas públicas e governamentais em comunidades, com atenção especial para a Amazônia ocidental e oriental brasileira. Na produção cientifica, recorre a uma leitura interdisciplinar como complemento as abordagens teóricas vinculadas à sociologia, economia política, à antropologia, a geografia e a história.

Gilmar Antonio Meneghetti, Embrapa Amazônia Ocidental

Agrônomo, Mestre em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade, pesquisador da

Embrapa Amazônia Ocidental, Manaus, AM

José Olenilson Costa Pinheiro, Embrapa Amazônia Ocidental

Economista, Mestre, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Manaus (AM).

Alessandro Carvalho dos Santos, Embrapa Amazônia Ociental

Bolsista de Iniciação Científica, Paic/Fapeam/Embrapa Amazônia Ocidental, Manaus, AM.

Downloads

Publicado

01-06-2021