CAPACIDADES DINÂMICAS E SETOR PÚBLICO: REVISÃO TEÓRICA E ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NA WEB OF SCIENCE DE 2000 A 2019

Autores

  • Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos Pontífica Universidade Católica - PUC/RJ
  • Paula Rodrigues Almeida Polidoro Pontífica Universidade Católica - PUC/RJ
  • LUCIANA APARECIDA BARBIERI DA ROSA UFSM, IFRO
  • Maria carolina Martins Rodrigues Universidade de Algarves
  • Michelle Goncalves Marques Pacheco
  • Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez Universidade Federal Fluminense- UFF

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n3p143-162

Palavras-chave:

Capacidades Dinâmicas. Setor Público. Bibliometria. Redes

Resumo

As capacidades dinâmicas se caracterizam pela adaptação, coordenação, integração e reconfiguração das organizações para criação de valor. Por sua vez, são formadas por microfundamentos, que se referem a processos, habilidades, procedimentos e rotinas mais específicas, capazes de conferir vantagem competitiva à organização. Este trabalho tem como objetivo traçar o cenário de pesquisa sobre capacidades dinâmicas no setor público a partir de revisão teórica e análise bibliométrica. Assim, são identificadas, por meio de revisão teórica, capacidades dinâmicas importantes para as organizações públicas, além de descortinar, através de análise bibliométrica, o comportamento do campo de pesquisa internacional em termos de quantidade de publicações, principais periódicos, áreas de pesquisa, países, autores mais citados, e palavras-chave mais utilizadas. Destaca-se que, apesar da aparente dissociação entre os dois campos de estudo, há tendência de aplicação da teoria das capacidades dinâmicas ao setor público, com foco na inovação e desempenho organizacional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos, Pontífica Universidade Católica - PUC/RJ

Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo - USP. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Goiás. Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, IAG-Escola de Negócios. Integrante do grupo de educação corporativa - Banco Interamericano de Desenvolvimento, membro da Rede de Experts Iberoamericanos - Fundação CEDDET - Espanha e Analista de Controle Externo/Especialidade Gestão de Pessoas no Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas em organizações públicas, educação presencial e a distância, treinamento e desenvolvimento, gestão por competências e auditoria governamental.

Paula Rodrigues Almeida Polidoro, Pontífica Universidade Católica - PUC/RJ

Possui graduação em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa (2007). MBA em Gerenciamento de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas (2012). Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, IAG-Escola de Negócios. Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, atuando na área de Administração - Apoio Institucional. Membro do Núcleo de Desenvolvimento Institucional da Embrapa Solos, membro do Comitê de Segurança da Informação da Embrapa Solos, responsável pelo Pilar documentos. Possui experiência em Administração e Secretaria, com foco de atuação em empresas públicas.

LUCIANA APARECIDA BARBIERI DA ROSA, UFSM, IFRO

Possui graduação em Administração de Empresas- Bacharelado pela Faculdade de Educação São Luis - FESL (2007) e Licenciatura Plena pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - PEG ( UFSM - 2015) . Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria / RS (UFSM -2009) e Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UAB / UFSM - 2015). Mestre em Administração de Empresas pelo Programa de Pós - Graduação em Administração PPGA (UFSM - 2013). Doutora em Administração de Empresas pelo Programa de Pós - Graduação em Administração PPGA (UFSM - 2019). Atuou como professora substituta do Departamento de Ciências Administrativas - UFSM (2013-2015), tutora da Especialização em Gestão Pública UAB/UFSM ( 2017-2018), Professora da Faculdade Palotina - FAPAS (2018) e tutora da Especialização Gestão em Saúde - UAB/UNIR ( 2019). Atualmente é professor formador do Instituto Federal de Rondônia (UAB/IFRO), integrante dos grupos de pesquisa: Ecoinovar (UFSM), Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC / UNIR) e Inovação e Sustentabilidade Organizacional (UFSM).

Downloads

Publicado

31-01-2021