ANÁLISE DA COMERCIALIZAÇÃO DO PESCADO PARAENSE NO MERCADO INTERNACIONAL NO PERÍODO RECENTE

Autores

  • Marcelo Santos Chaves Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFPA)
  • Ricardo Bruno Nascimento dos Santos Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n3p163-177

Palavras-chave:

Pescado, Exportação, Cointegração, Vetores Autorregressivos

Resumo

Tendo em vista a evolução positiva do volume de pescado paraense exportado nos últimos 5 anos, seria possível, em termos de comercio exterior, afirmar que existe uma relação linear de longo prazo entre preço e quantidade exportada dessa commodity, de maneira a corroborar a Lei da Oferta, um dos pilares centrais da teoria marginalista de Alfred Marshall? Para responder a tal questionamento empregou-se o teste de cointegração de Johansen, além de modelos de vetores autorregressivos com correção de erros (VEC) com p(1). Os resultados apontaram haver um vetor (r) que cointegre as series, permitindo corroborar a tese proposta por Marshall, e concluir haver uma relação de longo prazo entre preço e quantidade exportada de pescado paraense, onde entre 1997-2017 um aumento médio de 1% no preço do pescado paraense no mercado internacional provocou um aumento médio de 11,32% na quantidade exportada desse produto, permitindo inferir uma elevada sensibilidade entre preço e produto ofertado, da ordem de 11,32.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Santos Chaves, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFPA)

Licenciado Pleno em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará; e Mestrado em Economia pelo PPGE/UFPA; Analista Econômico de carreira da Fundação Amazônia de Amparo Estudos e Pesquisas do Pará (FAPESPA).

Ricardo Bruno Nascimento dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFPA)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará (2002) e mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2006). Em 2010 concluiu o Doutorado em Economia Aplicada pelo programa de Pós-graduação do curso de Economia Aplicada da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade, pobreza, economia agrícola e avaliação de políticas públicas. Atualmente ocupa o cargo de professor Adjunto Associado I da Universidade Federal do Pará e é Professor dos Programas de Pós-Graduação em Economia da UFPA, Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFPA e Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia da UNIFESSPA.

Downloads

Publicado

31-01-2021