ANÁLISE DA COMERCIALIZAÇÃO DO PESCADO PARAENSE NO MERCADO INTERNACIONAL NO PERÍODO RECENTE
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n3p163-177Palavras-chave:
Pescado, Exportação, Cointegração, Vetores AutorregressivosResumo
Tendo em vista a evolução positiva do volume de pescado paraense exportado nos últimos 5 anos, seria possível, em termos de comercio exterior, afirmar que existe uma relação linear de longo prazo entre preço e quantidade exportada dessa commodity, de maneira a corroborar a Lei da Oferta, um dos pilares centrais da teoria marginalista de Alfred Marshall? Para responder a tal questionamento empregou-se o teste de cointegração de Johansen, além de modelos de vetores autorregressivos com correção de erros (VEC) com p(1). Os resultados apontaram haver um vetor (r) que cointegre as series, permitindo corroborar a tese proposta por Marshall, e concluir haver uma relação de longo prazo entre preço e quantidade exportada de pescado paraense, onde entre 1997-2017 um aumento médio de 1% no preço do pescado paraense no mercado internacional provocou um aumento médio de 11,32% na quantidade exportada desse produto, permitindo inferir uma elevada sensibilidade entre preço e produto ofertado, da ordem de 11,32.Downloads
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Publicado
31-01-2021
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Seção
Artigos