O MICROEMPREENDEDOR PRECISA VENCER UM LEÃO POR DIA. MAS QUANDO UM SE TORNAM DOIS, TRÊS! O QUE FAZER?
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v13n1p193-207Palavras-chave:
Empreendedorismo, Logística, Mix de Marketing, e Produto/Serviço.Resumo
Caso relata o dilema vivido, em 2018, por Leonardo dono da distribuidora DISAGUA, com o seu produto único em seu portfólio, garrafões de água de 20 litros, ou seja, água engarrafada. A microempresa encontra-se situada em Porto Velho – Rondônia. Leonardo já tenho experiência em empreendedorismo com o antigo sócio, mas veio a fechar as portas. Neste momento, Leonardo ingressou na fábrica MINALINDA, que envazava a água potável e colocava em seu recipiente que é os garrafões de água de 20 litros. Leonardo trabalhava 10 horas por dia e com a mudança da direção foi demitido. Com o valor da rescisão abriu sua microempresa, a distribuidora DISAGUA. O caso foi desenvolvido para estimular a discussão sobre a decisões gerenciais de mix de marketing e operações logística, sendo recomendado para as disciplinas de Marketing e Logística em curso de graduação de administração e tecnólogo em logística. Espera-se que ao final da discussão do caso os alunos possam alcançar os seguintes objetivos desse aprendizado: (a) conhecer o planejamento do mix de marketing do produto/ serviço; (b) identificar as alternativas no mix de marketing em relação ao produto/ serviço; (c) perceber as melhores escolhas que atendam às necessidades de redução de custo com logística.