O PERFIL DE LIDERANÇA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE MANAUS/AM
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v13n2p22-45Palavras-chave:
Liderança, Transformacional, TransacionalResumo
A liderança é um dos temas mais pesquisados no campo da administração. Em vista disso, esta pesquisa objetiva identificar dentre os acadêmicos do curso de administração qual dos três perfis de liderança, transacional, transformacional ou sem liderança, é o mais comum. Esta pesquisa sustenta-se na forma da abordagem quantitativa e qualitativa, de característica descritiva, realizada através de uma pesquisa de campo. Seu universo é composto por discentes do curso de administração de uma IES da cidade de Manaus. Para a seção quantitativa a amostra foi composta por 270 alunos matriculados no semestre de 2018/1, do 1º ao 9º período, com idade a partir de 16 anos. Quanto a amostra da seção qualitativa os sujeitos são compostos por oito indivíduos, sendo quatro do gênero masculino e quatro do feminino, devidamente matriculados na IES escolhida e que tiveram experiências de liderança em atividades dentro do contexto acadêmico. O perfil dos entrevistados da pesquisa quantitativa foi, em sua maioria, composto por discentes do gênero feminino, com idade entre 16 e 20 anos, cursando entre o 1º e 2º períodos da faculdade. O perfil com maior resultado foi o transformacional com destaque para a dimensão da influência idealizada. No que tange à média geral dos fatores constatou-se que o perfil transformacional obteve maior valor, 13,56 pontos, em relação ao perfil transacional, 12,34 pontos, e o laissez-faire, 9,96 pontos.Downloads
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Publicado
13-11-2021
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Artigos