A ascensão ou queda de uma marca nas mãos do novo consumidor: um Estudo de Caso da Americanas.com

Autores

  • Erika Camila Buzo Martins FHOIUniararas
  • Nathalie Gomes Julio Centro Universitário Hermínio Ometto - Uniararas

Palavras-chave:

Comércio eletrônico, E-consumidor, Confiabilidade da marca

Resumo

O objetivo desse estudo é compreender a contribuição do consumidor atual para a ascensão ou queda de uma marca e analisar de que maneira as atitudes de uma empresa também podem influenciar esse aspecto. Pretende-se demonstrar que os gestores devem ficar atentos, em tempo integral, no que se refere ao modo como a imagem da marca está sendo vista pelo público-alvo, principalmente pela internet, e que as empresas líderes devem evitar a situação de comodidade. Para o aprofundamento desse assunto, foi realizado um estudo de caso da empresa Americanas.com, utilizando-se como método o levantamento bibliográfico, o registro de materiais de comunicação de massa e a análise de dados. Ao final, foi possível verificar o fortalecimento do consumidor, devido ao acesso às mídias sociais e sites especializados em reclamações, e que uma única empresa não é capaz de influenciar o desempenho do varejo virtual como um todo.

Biografia do Autor

  • Erika Camila Buzo Martins, FHOIUniararas

    Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001). Especialização em Marketing pela Universidade Paulista e Especialização em Psicopedagogia pela Uniararas. Atualmente é Coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, docente responsável pelas disciplinas de Marketing no curso de Administração de Empresas e apoio docente na modalidade à distância pelo Centro Universitário Herminio Ometto de Araras - FHO I Uniararas. É Diretora de Treinamentos da Aluá Eventos e Treinamentos. Master Trainer em Programação Neurolinguística e Coaching.

  • Nathalie Gomes Julio, Centro Universitário Hermínio Ometto - Uniararas
    Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Herminio Ometto - FHO I Uniararas. Atualmente é sócia-administradora da empresa Munalú e atua como consultora em pequenos projetos para microempresas e microempreendedores.

Downloads

Publicado

26-07-2017