Uma visão da marca do empregador a partir dos novos integrantes do mercado de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v14n1p104-126

Palavras-chave:

Employer Brand, Atributos esperados, Benefícios esperados, Valores esperados, Marca do empregador.

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar, no âmbito dos estudantes de Administração da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas UFAM, as características mais relevantes do Employer Brand (é tido como principal fator de atração e retenção de talentos) na escolha de seu propenso empregador. Foi aplicado um survey que captou os fatores em 3 grupos: (1) Atributos, (2) Benefícios e (3) Valores. Através de correlação estatística entre as variáveis, 19 fatores apresentaram relação estatística. Os (1) atributos característica da carreira, atributo de diversidade e o valor ético organizacional foram os atributos mais relevantes identificados pelos estudantes na escolha de seu empregador. Conclui-se que as estratégias da marca de empregador a serem seguidas pelas organizações devem basear-se em uma análise do que é considerado como atributo, benefício ou valor mais percebidos pela nova geração que em breve estará ativa no mercado de trabalho. Este estudo mostra que as empresas devem concentrar esforços para entender as novas perspectivas dos novos talentos.

Biografia do Autor

  • Jackson Abud da Silva Neto, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
    Estudante de Administração da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Jonas Fernando Petry, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
    Professor da Faculdade de Estudos Sociais FES da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Antônio Giovanni Figliuolo Uchôa, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
    Professor da Faculdade de Estudos Sociais FES da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Ana Flávia de Moraes Moraes, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
    Professora da Faculdade de Estudos Sociais FES da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Downloads

Publicado

06-06-2023