ADAPTAÇÃO E ADEQUAÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PROFISSIONAL PÚBLICA RECRUTADOS E SELECIONADOS NO EDITAL 001/2014

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v13n3p78-104

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Serviço Público, Retenção, Adaptação.

Resumo

Atualmente o processo de Gestão de Pessoas vai muito além da contratação, admissão e remuneração do colaborador, fazer gestão de pessoas é trabalhar para atender as necessidades que o colaborador tem direito visando sua satisfação no ambiente de trabalho, tornando-o mais produtivo. Aplicar os processos de gestão de pessoas dentro do setor público se tornou um grande desafio, principalmente na fase de retenção dos servidores. Partindo desta premissa, esta pesquisa procurou identificar e analisar as causas e efeitos gerados durante o período de adaptação dos novos servidores do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM, recrutados e selecionados através do edital de concurso público nº 001/2014, sendo o primeiro a formar o quadro de servidores efetivos da própria instituição. Foram convidados 40 servidores da instituição a responderem um questionário com perguntas fechadas e abertas, contendo 22 perguntas. Para o tratamento dos dados, com base em análise qualitativa e quantitativa, utilizou-se a estatística e o método descritivo. Por meio da coleta de dados foi possível identificar as vantagens e desvantagens de se ingressar no serviço público assim com os principais motivos de satisfação e permanência. Por fim identificamos que a instituição precisa melhorar alguns procedimentos internos como a comunicação e o programa de formação e capacitação dos novos servidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GERSON BARROS PEREIRA, CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS - CETAM

Especialista pelo curso de pós-graduação MBA em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Graduado em Comunicação Social – Relações Públicas pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA. (2010).

MÁRCIA RIBEIRO MADURO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2014), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2002), Especialização em Administração de Recursos Humanos (2000) e Graduação em Administração (1998), ambas pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Exerceu cargos de direção na administração pública e docência em Instituições de Ensino Superior Privado. Atualmente, é Professora do quadro efetivo da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Possui experiências nas áreas: planejamento de recursos humanos, desenvolvimento de carreira, planejamento estratégico, comportamento organizacional e gestão de pessoas.

ORLEM PINHEIRO DE LIMA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

Professor Adjunto do Curso de Administração (ESO - Escola de Ciências Sociais) na Universidade Estadual do Amazonas, realizou Doutorado em Engenharia de Produção - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Mestrado em Engenharia de Produção - UFAM - Universidade Federal do Amazonas (2008). Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Negócios aplicada na Administração e Contabilidade e Graduação em Administração (1998). Possui 25 anos de experiência na área industrial onde desempenhou várias funções tais como: Supervisor, Chefe, Gerente, Diretor e Presidente de empresas atuando nas áreas: Gestão geral, Estratégia, Industrial, Logística, Produção, Planejamento, Comercial e Administrativa. Experiência como Professor Universitário há 18 anos nas instituições: UEA - Universidade Estadual do Amazonas, ministrando diversas disciplinas tais como: Gestão de Compras, Gestão da Produção, Logística, Gestão da Qualidade, Gestão Estratégica, Gestão de Custos, Metodologia do Ensino , Metodologia Científica e Orientações de TCC e Passagens pela UNIP - Universidade Paulista - Manaus e FMF - Faculdade Martha Falcão, ministrando as disciplinas: ARMP I e II , Gestão Estratégica, Gestão da Qualidade, Empreendedorismo, Gestão de Custos, Administração da Produção e Logística. Professor de Pós-Graduação do quadro da ESO. Membro do NDE (núcleo docente estruturante) da ESO. Idealizador e Coordenador do projeto Vanguarda  - ESO. Logística & Qualidade? do curso de extensão, realizado aos sábados. A partir de junho de 2019 atuo como "Coordenador do MINTER em Administração na UEA em convênio com a UFV". Coordenador pedagógico de Pós-Graduação em Gestão Pública - ESO - UEA.

Downloads

Publicado

20-02-2022