Diagnóstico, desempenho e logística na Amazônia

Autores

  • Dércio Bernardes de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v13n1p1-2

Resumo

O conhecimento é estudado e construído sob diversas óticas e abordagens, sendo os periódicos científicos acadêmicos os espaços que favorecem a compreensão e apropriação da produção do conhecimento científico, possibilitando que os pesquisadores ampliem seus escopos, uma vez que passam a ter outras escolhas, além das epistemológicas, como as questões regionais, políticas e sociais (SOUZA-FILHO; PAES DE SOUZA; SOUZA, 2008).

Para Werneck (2003), a construção do conhecimento não é totalmente livre ou aleatória, mas ligada a uma unidade de pensamento, a uma concordância, a um consenso universal. A ciência gera uma forma de conhecimento: o conhecimento científico (BAZZO, VON LINSINGEN e PEREIRA, 2003; MARTINS, 2006). Especificamente, na área de Administração, autores como Sano e Araújo (2020) citam que o processo de construção do conhecimento cientifico é uma agenda em aberto.

Contribuindo com a geração do conhecimento, em Administração, nesta edição do periódico Revista de Administração e Negócios da Amazônia, os artigos tratam de temas que podem ser englobados como relacionados a diagnóstico, desempenho e logística. O primeiro artigo, “Análise dos impactos do programa gaúcho de microcrédito na cidade de taquari-RS”, Michael Falcão da Silva Sladek, Samuel Martim de Conto e Gabriel Machado Braido, analisam o perfil do empreendedor que utiliza o microcrédito e os impactos gerados para os empreendedores que utilizaram o Programa Gaúcho de Microcrédito (PGM).

Em “Os dilemas da comunicação e da participação social na implantação de hidrelétricas no rio tocantins: um estudo de caso das hidrelétricas de peixe angical, são salvador e estreito”, Adila Maria Taveira de Lima, Monise Vieira Busquets, Marina Haizenreder Ertzogue e Elineide Eugênio Marques, identificam a percepção dos atores sociais dos municípios tocantinenses, atingidos pelas hidrelétricas construídas ao longo do Rio Tocantins, com relação ao processo de comunicação e a participação popular durante a construção dos empreendimentos das UHEs de Peixe Angical, São Salvador e Estreito.

Já no artigo de Patrícia Lacerda Carvalho, Evemilia Sousa e Aldo Leonardo Callado, com o tema “Indicadores de desempenho da B3: uma análise do desempenho financeiro dos índices de sustentabilidade frente aos demais índice da bolsa”, analisam o Desempenho Financeiro dos Índices de Sustentabilidade em comparação aos demais grupos de Índices que compõe a B3. 

O artigo “Impactos da tecnologia na piscicultura do município de presidente figueiredo, AM: análise comparativa dos resultados entre dois grupos de criadores de peixe com diferentes níveis de adoção”, Lindomar de Jesus de Sousa Silva, Gilmar Antonio Meneghetti, José Olenilson Costa Pinheiro e Alessandro Carvalho dos Santos analisam o nível de adoção da tecnologia de dois grupos de piscicultores do município de Presidente Figueiredo, AM, com diferentes níveis e condições de produção, objetivando identificar os impactos da tecnologia utilizada e analisar os fatores que limitam a sua adoção.

Bruno Bruno Inácio da Maia, Andre Hideto Futami e Marco Aurelio de Oliveira, em “Diagnóstico das competências organizacionais” apresentam uma proposta de diagnóstico para a avaliação das competências organizacionais. Enquanto que no artigo “A logística de transporte do açúcar a granel do estado de são paulo destinado à exportação pelo porto de santos”, Rodrigo Duarte Soliani e André de Lima, analisam a estratégia adotada por uma empresa paulista no transporte de açúcar a granel destinado à exportação pelo Porto de Santos.

Rodrigo Duarte Soliani, Ana Letícia Toloni de Matos, João Batista de Camargo Júnior, Silvio Roberto Ignácio Pires e Ana Rita Tiradentes Terra Argoud, em “Desenvolvimento de fornecedores: o exemplo de uma empresa do setor sucroenergético”, descrevem as etapas realizadas durante a implementação de um programa de desenvolvimento de fornecedores em uma empresa do setor sucroenergético.

Em “Laços fracos em unidades de conservação da amazônia brasileira: uma revisão sistemática”, Ediberto Barbosa Lemos, Theophilo Alves de Souza Filho e Haroldo de Sá Medeiros, fazem uma revisão sistemática da literatura para analisar a produção científica sobre laços fracos relacionados a unidades de conservação na Amazônia.

Por fim, nessa edição, temos dois artigos tecnológicos sendo o primeiro “Análise de segurança do sistema de votação eletrônica pela internet implementado e adotado pela universidade federal de Rondônia”, escrito por Ewerton Rodrigues Andrade, Angelo de Oliveira, Antônio Lemos Regis e Raimundo Josedi Ramos Veloso, em que analisam a segurança do sistema de votação eletrônica pela Internet implementado e adotado pela Universidade Federal de Rondônia. Enquanto que no segundo apresentamos o artigo “O microempreendedor precisa vencer um leão por dia. mas quando um se tornam dois, três! o que fazer?”, Dion Alves de Oliveira, Müller Padilha Gonçalves, Max Vanderbil Lopes Sobrinho Júnior, Wanderson da Silva Gomes e Simone de Freitas Ferreira Alves, relatam caso desenvolvido para estimular a discussão sobre a decisões gerenciais de mix de marketing e operações logística, sendo recomendado para as disciplinas de Marketing e Logística em curso de graduação de administração e tecnólogo em logística.

 

Tenham uma boa leitura!

Prof. Dr. Dércio Bernardes de Souza

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dércio Bernardes de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS

Professor do Departamento de Administração do Núcleo de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia

Pesquisador do Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia - CEDSA.

CURRICULO LATTES: lattes.cnpq.br/6190623870669319

Downloads

Publicado

01-06-2021