Neurobranding como estratégia para potencializar a fixação de marcas

Autores

  • Iara DÁvila Zorzal Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) / Centro Universitário Una
  • Danilo de Melo Costa Universidade FUMEC / Centro Universitário Una http://orcid.org/0000-0002-3001-0352

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v14n1p66-82

Palavras-chave:

Neurobranding, Brand Sense, Neuromarketing, Marcas, Branding

Resumo

O mercado se encontra cada vez mais competitivo, com problemas econômicos e clientes mais conscientes e com maior acesso a informação. Em um universo paradoxal no qual a exigência pela perfeição e a acelerada fugacidade coexistem, os Brand Managers lutam para manter suas marcas vivas na memória do consumidor, sobretudo em tempos de isolamento social. Como possível solução para essa questão apresenta-se o Neurobranding, considerado a chave para entender os pensamentos, sentimentos, motivações e necessidades do público alvo de um produto ou serviço. Este artigo tem como objetivo aprofundar nesta temática. Após estudo de reações emotivas e inconscientes, conduzidas por sinapses impulsivas, serão analisados três cases que comprovam a eficácia do neurobranding e esclarecem como o estudo do mesmo, associado ao brand sense, são capazes de potencializar a fixação de uma marca.

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Biografia do Autor

Iara DÁvila Zorzal, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) / Centro Universitário Una

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). MBA em Branding pelo Centro Universitário Una.

Professora no curso de Design, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Ubá

Danilo de Melo Costa, Universidade FUMEC / Centro Universitário Una

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com período sanduíche na York University (YorkU, Canadá)

Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC

Professor do Centro Universitário Una

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Publicado

06-06-2023