ESTUDO SOBRE AS VANTAGENS COMPARATIVAS REVELADAS DO BRASIL NO ACRÔNIMO BRICS

Autores

  • Fabiane Fidelis Querino Universidade Federal de Lavras https://orcid.org/0000-0002-6983-4658
  • Karina Kelen da Cruz Universidade Federal de Lavras
  • Cristina Lelis Leal Calegario Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v13n3p181-197

Palavras-chave:

Vantagem Comparativa Revelada. BRICS. Brasil. Exportação. Recursos naturais.

Resumo

O comércio mundial está passando por uma transformação massiva em termos de geopolítica, economia, organização e distribuição da produção. Nesse cenário, as economias emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS) têm conquistado um papel de destaque na produção de bens e serviços. A cooperação entre as cinco economias que constituem o acrônimo BRICS pode ser benéfica para os países membros. O Brasil apresentou crescimento significativos desde a liberalização comercial juntamente com o crescimento econômico apresentado na primeira década dos anos 2000. Dado as características únicas da atuação do Brasil no comércio mundial, essa pesquisa pretende verificar em quais setores o Brasil possui Vantagens Comparativas Reveladas e quais são os fatores de produção que devem ser expansivos para garantir tal vantagem. Para isso foram utilizados os indicadores trabalho serão utilizados os modelos de Vantagem Comparativa Revelada, Índice de esforço exportador e Coeficiente de Dependência das Importações. Os resultados mostraram que os setores que mais contribuíram para o desempenho das exportações do Brasil, se destaca os setores animal, produtos alimentares, produtos intermediários, matéria-prima, transporte, vegetais e madeira, que foram os setores que no qual o Brasil possui VCRS em relação aos países do acrônimo BRICS. Outro ponto de destaque é que esses setores são expansivos em recursos naturais e em economias de escala, que são fatores determinantes e abundantes da economia brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Fidelis Querino, Universidade Federal de Lavras

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Economia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Bacharel em Economia com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Karina Kelen da Cruz, Universidade Federal de Lavras

Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestranda em Administração na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Cristina Lelis Leal Calegario, Universidade Federal de Lavras

Doutorado em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (2005) e Estágio Sênior no Departamento de Management & Global Business na Rutgers University, Newark, NJ (2015-2016).

Downloads

Publicado

20-02-2022