POPULAÇÃO RESIDENTE EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO ESTADO DE RONDÔNIA 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v14n2p77-116

Palavras-chave:

Envelhecimento, Instituições de Longa Permanência, Invisibilidade Social, Direitos Humanos, Idoso

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi realizar um diagnóstico das Instituições de Longa Permanência para Idosos no estado de Rondônia, apresentando discussões e dados sistematizados hábeis a subsidiar políticas públicas que garantam o respeito aos direitos humanos das pessoas idosas relativos aos cuidados não familiares prolongados, bem como à conscientização da família e demais atores sociais dos desafios do envelhecimento populacional e da baixa oferta de cuidados prolongados. Para consecução da referida pesquisa foi construído o referencial teórico a partir da compreensão dos diferentes momentos demográficos do envelhecimento populacional mundial, nacional, regional e local; sendo apresentada ainda a Teoria Sociológica da Economia Política do Envelhecimento; o quadro social de desenvolvimento econômico apartado do desenvolvimento humano; as compensações legislativas existentes que são endereçadas às pessoas idosas e àquelas relacionadas aos cuidados prolongados; as demandas por cuidados prolongados não familiares que levaram a criação das instituições de longa permanência para idosos; bem como as particularidades da população institucionalizada e as singularidades por traz da operacionalização da institucionalização. Com aporte no referencial teórico, foram construídos dois instrumentos de coleta de dados utilizados para levantamento de dados em pesquisa de campo. Feita a sistematização dos dados coletados, foram apresentados e discutidos os resultados à luz da Teoria Sociológica da Economia Política do Envelhecimento que cominou no mapeamento das Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas do estado de Rondônia, na identificação do perfil dos institucionalizados e no conhecimento das possíveis causas determinantes para institucionalização que são apresentados neste relatório técnico de forma sucinta com o objetivo de gerar um registro público, amplo e permanente das informações obtidas na pesquisa, de modo que sejam acessíveis e democráticos e que atinjam o maior número de pessoas e entidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keite Crisóstomo Bezerra, Universidade Federal de Rondônia - PPG/DHJUS Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR em parceria com a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia - EMERON. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Católica de Rondônia- FCR. Graduada em Direito pela Faculdade Interamericana de Porto Velho- UNIRON. Atualmente é servidora pública do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Tem interesse em direito do trabalho, direitos humanos, direito previdenciário, políticas públicas, desenvolvimento da Justiça, pessoas em situação de vulnerabilidade e populações tradicionais da Amazônia.

Carolina Yukari Veludo Watanabe, Universidade Federal de Rondônia

Cursou Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Cientifica (2006), Licenciatura em Matemática (2007), Mestrado (2007) e Doutorado (2013) em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora Associado I no Departamento de Ciências da Computação da Universidade Federal de Rondônia. Na área de Computação, atua na área de visão computacional, processamento de imagens digitais e aprendizado de máquina. Na área de Ciências Sociais Aplicadas e Interdisciplinar, realiza estudos sobre impactos do uso de TICs nas relações de negócios, sociais, econômicas e nos processos de tomada de decisão, e também na construção de bases de dados sócio-econômicas. Atualmente ministra aulas nos cursos de Ciência da Computação, Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração - PPGA/UNIR, e no Mestrado de Direitos Humanos e Acesso à Justiça - DHJUS/UNIR. 

Downloads

Publicado

20-09-2022