SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO E CONTABILIDADE NA AMAZÔNIA

Autores

  • Theophilo Alves de Souza-Filho

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v13n2p1-3

Palavras-chave:

educação, contabilidade, sustentabilidade, amazônia

Resumo

Doze anos é uma idade bastante elevada para um periódico no Brasil, principalmente em se tratando de uma revista direcionada a divulgação da pesquisa e da extensão produzidos pelo meio acadêmico na Amazônia e de todo o Brasil, assim como também, para estudiosos de outras áreas privadas e públicas das Ciências Sociais Aplicas. A Revista de Administração e Negócios da Amazônia – RARA é o periódico de quem falamos. É uma publicação científica com periodicidade quadrimestral que se propõe contribuir para a divulgação do conhecimento científico na área de administração e negócios da Amazônia, como também em áreas correlatas.

É uma iniciativa do grupo de pesquisa “Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – CEDSA”, grupo de pesquisa esse vinculado ao Programa de Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. A RARA vem sendo publicada ininterruptamente desde o ano de 2009 como versão online (ISSN 2176-8366). No segundo semestre de 2010, lançou a versão impressa (ISSN 2178-9320) com edição anual. Esta edição online vem com 6 artigos e o tema: Sustentabilidade, Educação e Contabilidade na Amazônia. Três deles abordam o tema da sustentabilidade. A sustentabilidade ambiental é recorrente na revista RARA.

Já na sua primeira edição de 2009 o tema foi: O Papel da Sustentabilidade no Desenvolvimento Sustentável. A presente edição não fugiu à regra, o tema da sustentabilidade veio associado ao da liderança, educação e contabilidade, área tão complementar a administração. Os artigos que abordam a sustentabilidade, são: o primeiro deles vem com o tema “O Tripé da Sustentabilidade: um desafio a gestão das incubadoras e das startups, experiências vivenciadas entre Portugal e Brasil”.

No contexto de permanente mudança, segundo os autores, surgem as incubadoras de empresas como motores de desenvolvimento empreendedor e, por sua vez, fundamentalmente, as incubadoras de base tecnológica erguem-se teoricamente como dinamizadoras do desenvolvimento local das regiões, em clara cooperação com as administrações públicas e com as instituições de ensino superior. O segundo artigo abordaO Desenvolvimento e Sustentabilidade em RESEX na Amazônia: biodiversificação produtiva e complexidade”.

É um artigo de caráter revisional que pretende apresentar uma reflexão voltada ao desenvolvimento sustentável e econômico às populações que residem em reservas extrativistas na Amazônia. Segundo seus autores, as populações que residem na floresta, por ora, subsistem com baixa ou quase nenhuma sinergia com economias oriundas da produção tipicamente extrativista de coleta de frutos, plantas, óleos entre outros produtos extraídos da floresta. O artigo visa acima de tudo, refletir sobre as inter-relações recursivas e adaptativas, por meio da inovação e da emergente necessidade de um incremento para geração econômica às famílias residentes em RESEX da Amazônia.

O terceiro artigo que aborda o tema da sustentabilidade, faz uma “Análise do Relatório de Sustentabilidade Socioambiental, quanto à Aderência aos Indicadores da GRI (Global Reporting Initiative) de Empresas do Segmento de Carnes Processadas (2016-2018)”. O artigo analisa o grau de conformidade dos relatórios de sustentabilidade dos consolidados da JBS S. A, da Marfrig Global Foods e da Minerva Foods em relação às diretrizes da GRI, quanto à elaboração dos indicadores ambientais e sociais. Os outros 3 trabalhos, abordam temas importante da gestão e controle nas organizações, como: liderança, inovação e custos.

 

 

O primeiro deles analisa a “Eficiência do Financiamento da Educação Básica: um estudo na região norte”. O objetivo desse estudo foi analisar a eficiência dos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB em relação as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB da Região Norte, no período de 2013 a 2017.

O segundo trabalho vem com o tema: “O Perfil de Liderança dos Acadêmicos do Curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior de Manaus/AM”. Segundo os autores, a liderança é um dos temas mais pesquisados no campo da administração. Em vista disso, a pesquisa objetiva identificar dentre os acadêmicos do curso de administração qual dos três perfis de liderança: o transacional, o transformacional ou sem liderança, é o mais comum. E o terceiro e último trabalha desta edição da RARA aborda os “Métodos de Custeio: características de sua adoção em indústrias de dois municípios paraibanos”. O artigo apresenta quais são os métodos de custeio são utilizados por indústrias localizadas em dois municípios paraibanos: Bayeux e Santa Rita. E por fim, mais não menos importante, a Revista RARA disponibilizou mais seis artigos que podem ser acessados gratuitamente aos interessados no desenvolvimento e avanço do conhecimento.

 

Boa leitura a todos.

Prof. Dr. Theophilo Alves de Souza Filho

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-11-2021