Biodiversidade Faunística de Rondônia: O perfil da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v13n3p198-212

Palavras-chave:

Amazônia-Ocidental, Divulgação científica, Fauna

Resumo

Rondônia está localizada na Amazônia-Sul-Ocidental recebeu diversos projetos de desenvolvimento e a partir deles foi possível conhecer sua biodiversidade. Essas iniciativas aumentaram o conhecimento sobre a biodiversidade da região principalmente em áreas de influência direta dos empreendimentos. Com isso, uma análise da literatura científica contribui para o maior entendimento do estado da arte do conhecimento e poder servir de guia para novos trabalhos. O objetivo do trabalho foi identificar como está a produção científica da fauna de Rondônia no período de 2009-2019, qual o perfil dessa produção e sua distribuição nas bacias do Estado. Com uso de palavras-chave nas ferramentas de busca Google Scholarâ, Periódicos CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) foram localizados 212 trabalhos, onde metade tinham pesquisadores de instituições rondonienses como autores. Também foi observado um aumento de publicações ao longo do tempo. As pesquisas são em sua maioria sobre Diversidade, Taxonomia e Ecologia e as bacias menos estudadas foram Guaporé e Mamoré. Com relação aos grupos de animais estudados, aves, répteis e anfíbios precisam de reforços e os insetos estão poucos representados. Concluímos que ainda temos lacunas geográficas, temporais, na comunicação científica e de esforço de pesquisa para alguns grupos. Destacamos a bacia do Guaporé e Mamoré como áreas de prioridade para estudos zoológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Andriolo, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Conservação e Uso dos Recursos Naturais (PPGReN), Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no Departamento de Biologia.

Maria Áurea Pinheiro de Almeida Silveira, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Universidade de São Paulo (ESALQ-USP), Professora Associada na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no Departamento de Biologia.

Carolina Rodrigues da Costa Doria, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Professora Titular na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no Departamento de Biologia, Docente do Programa de Pós-Graduação em Conservação e Uso dos Recursos Naturais (PPGReN).

Downloads

Publicado

20-02-2022