GÊNERO E GESTÃO DO CONHECIMENTO: COMO MULHERES E HOMENS DE DIFERENTES IDADES PERCEBEM O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL

Autores

  • LUCIANA APARECIDA BARBIERI DA ROSA UFSM, IFRO
  • Aline Moraes Da Costa Fauldade Palontina
  • Elierge Martins De Souza De Souza Faculdade Palontina
  • Francies Diego Motke Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos PUC/Rio
  • Caroline Rossetto Camargo Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v14n2p3-18

Resumo

A gestão do conhecimento integra o processo de absorção, processamento e compartilhamento de ativos importantes para a competitividade organizacional. Mulheres e homens de diferentes idades podem diferenciar-se na forma como compartilham seus conhecimentos dentro da organização. Diante disso, este trabalho tem como objetivo identificar métodos utilizados para a aplicação da gestão do conhecimento em organizações, e a possível diferenciação da gestão do compartilhamento entre gêneros. Para tanto, foi realizada pesquisa de natureza quantitativa, do tipo survey. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e análise bivariada (testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis). Os resultados indicaram que o conhecimento é transmitido no âmbito da organização, principalmente, por meio da combinação e da internalização. Além disso, evidenciou-se que algumas características de socialização do conhecimento estão mais presentes em funcionários do gênero masculino e de idade superior a 41 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LUCIANA APARECIDA BARBIERI DA ROSA, UFSM, IFRO

Possui graduação em Administração de Empresas- Bacharelado pela Faculdade de Educação São Luis - FESL (2007) e Licenciatura Plena pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - PEG ( UFSM - 2015) . Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria / RS (UFSM -2009) e Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UAB / UFSM - 2015). Mestre em Administração de Empresas pelo Programa de Pós - Graduação em Administração PPGA (UFSM - 2013). Doutora em Administração de Empresas pelo Programa de Pós - Graduação em Administração PPGA (UFSM - 2019). Atuou como professora substituta do Departamento de Ciências Administrativas - UFSM (2013-2015), tutora da Especialização em Gestão Pública UAB/UFSM ( 2017-2018), Professora da Faculdade Palotina - FAPAS (2018) e tutora da Especialização Gestão em Saúde - UAB/UNIR ( 2019). Atualmente é professor formador do Instituto Federal de Rondônia (UAB/IFRO), integrante dos grupos de pesquisa: Ecoinovar (UFSM), Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC / UNIR) e Inovação e Sustentabilidade Organizacional (UFSM).

Downloads

Publicado

20-09-2022