O MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO E DIALÉTICO NOS ESTUDOS DA ADMINISTRAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v15n2p120-132

Resumo

O materialismo histórico e dialético é um método de investigação elaborado e aplicado por Marx e Engels, que considera a totalidade, a historicidade e a contradição existente na sociedade burguesa. Sendo evidente que a Ciência da Administração está inserida no contexto econômico, social, político e ambiental, os pesquisadores desta área têm buscado no método marxiano a lupa necessária para interpretar e influenciar na realidade concreta. Portanto, este artigo tem por objetivo discutir a presença do materialismo histórico e dialético nos estudos realizados no campo da administração. Aponta-se ainda neste texto, a formatação da Administração como ciência burguesa baseada, principalmente no positivismo de Durkheim e Weber, influenciadores dos fundadores da Administração Científica e suas principais escolas. Como consideração destaca-se a importância no materialismo histórico e dialético para o aprofundamento dos estudos da contradição capital e trabalho no campo das pesquisas científicas na Administração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edir Vilmar Henig, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Território, Risco e Políticas Públicas pela Universidade de Coimbra (Portugal) - Título de doutorado reconhecido pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Desenvolveu estágio doutoral junto ao Istituto di Diritto Agrario Internazionale e Comparato (Firenze - Itália). Mestre em Politica Social pela Universidade Federal de Mato Grosso. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e graduação em Ciências Contábeis - Faculdades UNICEN (2011). 

Paula Cristina de Moura Fernandes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019/2022). Mestra em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2015), e Técnica em Turismo pela UFV- Campus Florestal (2010). Pesquisadora do núcleo de Estudos Críticos: Trabalho e Marxologia (Nec-TraMa) e do Grupo de investigação, atores, processos e Instituições Políticas (GIAPRIP/Unicauca- Colômbia). 

Downloads

Publicado

06-06-2024