Gestão de Processos em Serviços de Saúde:
análise do retrabalho no faturamento de contas hospitalares
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v16n3p34-56Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar as causas de falhas e de retrabalho no faturamento de contas em um hospital privado. As falhas e o retrabalho nos processos de trabalho podem comprometer os resultados de um produto ou serviço e, consequentemente, comprometer o desempenho da organização. Para fazer esta análise, a pesquisa adotou a estratégia estudo de caso, com abordagem qualitativa e tipologia descritiva, cuja as unidades de análises foram os processos de serviço prestado ao paciente (cliente), tendo como fonte da coleta de dados os registros em prontuários e contas hospitalares. Identificou-se as principais causas do retrabalho no faturamento de contas hospitalares e, diante disto, propõe-se um modelo que se acredita permitir, quando aplicado, minimizar falhas em processos hospitalares. Assim, a contribuição gerencial desta pesquisa é produzir um modelo de controle de processo para faturamento de contas hospitalares, cuja a finalidade com sua utilização é gerar maior eficiência na gestão de erros e de retrabalhos.
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