GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL: UMA TESSITURA ACERCA DA GESTÃO EDUCACIONAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v15n2p85-99Resumo
O cenário pandêmico impactou de forma trágica diversas áreas que compõem o sistema de funcionamento da máquina pública, como, à saúde, à economia, à segurança, à educação e as políticas públicas sociais. Nesse contexto, os gestores públicos adotaram uma série de medidas para minimizar os efeitos da pandemia em todos os entes federativos. Dessa forma, este trabalho tem como escopo identificar os artigos publicados na literatura científica nacional sobre os desafios enfrentados e as medidas adotadas e/ou recomendadas pelos gestores públicos no que diz respeito à educação frente à pandemia da Covid-19. Salienta-se, que para a produção dessa pesquisa optou-se por um estudo de natureza básica, bem como, uma abordagem qualitativa dos materiais encontrados durante a revisão da literatura em plataformas digitais como Google Acadêmico e Scielo, com artigos publicados no período de 2020 a 2023. Desta forma, os documentos pesquisados, ou seja, os artigos evidenciaram que o gestor público deve ser capaz de tomar decisões diante de qualquer cenário, sendo ele caótico ou não, mas que tenha como foco manter a qualidade da educação e dos demais serviços que são de competência municipal. Por fim, no que tange o pós pandemia, os artigos analisados revelam a necessidade de criar mecanismos que possam contribuir para recuperar e/ou auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos alunos que foram impactados educacionalmente em decorrência da pandemia.
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