A GESTÃO DEMOCRÁTICA E HUMANIZADA EM BURITIS-RONDÔNIA: CONCEITOS E PRÁTICAS.
DOI:
https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v17n1p3-20Resumo
O presente artigo tem como objetivo abordar a Humanização da Gestão democrática desenvolvida de acordo dos parâmetros estabelecidos pelos órgãos responsáveis e observada na atuação da equipe gestora em uma escola pública da rede estadual de ensino no município de Buritis – Rondônia. A gestão vincula às relações pessoais na busca de objetivos comuns, garantindo a organização e o uso coerente dos recursos existentes, sejam materiais ou humanos. Cabe a gestão a responsabilidade de fixar metas e objetivos mediante um planejamento antecipado das ações, bem como um diagnóstico da realidade a ser enfrentada e dos problemas existentes e de suas possíveis soluções. O principal objetivo será abordar a importância da democratização e da humanização do processo de gestão escolar. Este artigo não se dispõe a responder a todas as questões de forma pronta e definitiva, mas busca apontar alguns vieses que talvez possam conduzir a um processo escolar democratizado, mediante ações cujo maior anseio seja a democracia. Apresenta-se pela literatura os conceitos básicos sobre gestão democrática na educação pública e também observa como esses conceitos são aplicados no ambiente escolar, analisando os resultados da gestão obtidos no ambiente observado. Para a elaboração deste artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, visando conceituar o processo de gestão democrática e todos os agentes envolvidos nesse processo, bem como o papel de cada um e sua importância no decorrer do processo. O resultado da observação de um ambiente escolar em que o processo de gestão democrática foi implantado há alguns anos, apresenta os avanços e as dificuldades encontradas ao longo desse processo, e identificamos a participação de cada um dos atores envolvidos nas ações contribuindo para os resultados obtidos e avanços de uma política pública executada pela comunidade escolar após a participação no processo de gestão participativa.
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