SAINDO AO ENCONTRO DE CLIENTES: UM CASO DE ENSINO SOBRE A CRIAÇÃO DE UM MODELO DE NEGÓCIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v17n1p58-79

Resumo

O presente caso de ensino retrata a trajetória de uma dupla de discentes desafiados em uma disciplina de um programa de pós-graduação em administração, a desenvolverem um modelo de negócios e posteriormente transformá-lo em uma plataforma. Para desenvolver sua ideia, os discentes tiveram que ‘sair da sala de aula’ para irem à ‘procura de clientes’. Trata-se de um caso de ensino baseado em fatos, relatados conforme ocorria o desenvolvimento das entrevistas com os clientes. O caso de ensino tem por objetivo aumentar a compreensão dos discentes sobre a criação e desenvolvimento de modelagem e plataformas de negócios, de forma prática e aplicada. A narrativa envolvente permite que os discentes analisem a situação apresentada e estimulem uma discussão sobre a construção de uma proposta de valor, baseada nas demandas da sociedade, representadas, no caso, pelos usuários do aplicativo.

Biografia do Autor

  • Fabiane Fidelis Querino, Universidade Federal de Lavras

    Doutoranda em Administração na área de Estratégia de Negócios Globais e Finanças Corporativas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre em Administração na área de Gestão de Negócios, Economia e Mercados pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Possui graduação em Ciências Econômicas com ênfase em Controladoria (2018) e em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (2016) pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). 

  • Mateus Monteiro de Souza Oliveira, Universidade Federal de Lavras

    Atualmente é Mestrando no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA, atuando na linha Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, sendo Bolsista de Mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Membro do Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação - GEREI. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2021) e graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2019).

  • JOEL YUTAKA SUGANO, Universidade Federal de Lavras

    Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1996), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1999), doutorado em Doctoral Program in Japanese Economy and Business - Osaka University (2005) e pós-doutorado pela Wageningen University - The Netherlands. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Lavras.

Downloads

Publicado

24-08-2025