DESENVOLVIMENTO DO MODELO DE NEGÓCIO DE UMA DISTRIBUIDORA BRASILEIRA

Autores

  • Álvaro Lédo Ferreira UFPI
  • Marcelo Azevedo Costa UFMG
  • Tomás Cadar de Castro FALCONI
  • Sérgio Henrique Rodrigues Ribeiro CEMIG
  • Iguatinan Gischewski Monteiro CEMIG

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v17n1p119-141

Resumo

O setor de distribuição de energia elétrica brasileiro apresenta diversos desafios, como por exemplo a complexidade e magnitude das suas operações e a busca constante pela eficiência. Isso torna essencial a elaboração de um modelo de negócio capaz de elucidar as dinâmicas do mercado e auxiliar na tomada de decisões. O trabalho buscou identificar e construir diferentes representações das dinâmicas de uma empresa distribuidora de energia elétrica, com objetivos e conclusões únicos. Ademais, definiu um modelo de negócio para uma empresa de destaque no Brasil. Esse trabalho contribui de forma inovadora à discussão da aplicação de modelos de negócio em um setor atípico e inclui análises sobre o setor e o seu funcionamento, assim como representações gráficas para esse contexto.

Downloads

Publicado

24-08-2025