CONTRIBUIÇÕES DOS SAF EM PROPRIEDADES DA AGRICULTURA FAMILIAR COM BASE EM PRINCÍPIOS SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v16n1p89-113

Resumo

A presente pesquisa refere-se à avaliação da contribuição do Projeto Rural Sustentável (PRS) para a recuperação de áreas degradadas em propriedades da agricultura familiar com Sistemas Agroflorestais (SAF), do município de Buritis/RO, que utilizam sistemas de produção capazes de trazer benefícios ambientais e socioeconômico. Foram aplicadas entrevistas de questionário semiestruturado a três agentes de Assistência Técnica e 18 famílias de produtores rurais. Constatou-se que os SAF tiveram como objetivo principal o sombreamento e a recuperação de área degradada. Além de preservar espécies nativas, principalmente frutíferas, o sistema tem desempenhado melhor produtividade e renda familiar, ao tempo que garante um local mais sustentável ambientalmente ao passo que áreas degradadas são recuperadas. Apesar de iniciar-se com questões relacionadas à ordem econômica e produtiva, os SAF também assumem o papel social e ambiental no grupo estudado. Observa-se uma função protetiva visível nos sistemas adotados, sendo importante uma maior divulgação em programas dos órgãos de fiscalização ambiental.

Biografia do Autor

  • Me. Josimar dos Santos Mateus, Universidade Federal de Rondônia

    Cursando Direito na FAAr - Faculdades Associadas de Ariquemes (2023), possui Mestrado Acadêmico em Administração pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2021), Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Tocantins (2011) e Técnicas em Agropecuária pela EMARC (1999). Especializações concluídas em: Gestão Pública (FAEL, 2018); Auditoria e Perícia Contábil (FIAR, 2017); e, Higiene-Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal (UNIFATEC, 2017). Foi servidor do Poder Judiciário (Técnico-Judiciário) no período de 2013 a 2015, atuando como Chefe do CEJUSC e Assistente de Direção onde participou do Projeto de Educação Financeira. Atualmente é Assistente Estadual de Fiscalização Agropecuária da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia - IDARON, desde 2004, onde acumula a função de Chefe de Equipe e Pesquisador da UNIR. Tem experiência na área de Administração Pública e Financeira, Defesa Agropecuária, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Pública, Educação Financeira, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Agrossistemas.

  • Dr. Theophilo Alves de Souza Filho , Universidade Federal de Rondônia

    É docente permanente do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professor Titular do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA); Pós-doutorado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutorado em Ciências Sócio ambiental pela Universidade Federal do Pará - UFPA/NAEA (2004); Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC (2002); Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Junior - RJ - Machenzie (1975); pós graduação em Planejamento e Gestão pela EBAP/FGV/PETROBRÁS - CATAD - IV e em Organização, Sistemas e Métodos pela FAAP - SP; Metodologia do Ensino Superior pela UFMT . Atualmente é professor pesquisador do Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia ? CEDSA . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável; Gestão de Agronegócios, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento econômico, social e ambiental na Amazônia com ênfase no Agronegócio sustentável, Desenvolvimento sustentável da Amazônia e de Rondônia; Atua também em estudos de Arranjo Produtivo Local, Cadeias produtivas.

Downloads

Publicado

09-08-2024